Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de abril de 2017

"Manchester À Beira Mar" OU Soturno Filme Sobre Infelicidade Pessoal





Assisti ao filme que deu ao ator Casey Affleck o Oscar e um montão de outros prêmios de Melhor Ator em 2017.


"Manchester À Beira-Mar" do diretor Kenneth Lonergan vem lento , denso e não muito fácil de se dirigir  e assistir.




A história que tem flashs por todo o filme fala de um solitário homem , que no momento é zelador de vários prédios em Boston.


Com muita competência no que faz, mas, com poucas palavras, e um olhar parado , sem muita direção , Lee Chandler( Casey Affleck) segue sua rotina de trabalho, quando recebe um telefonema e viaja com urgência para sua cidade natal.




É que seu irmão Joe ( Kyle Chandler) que tinha um problema cardíaco, acaba por falecer precocemente.


Lee vai ao hospital onde está o corpo, conversa com alguns amigos e conforta o sobrinho Patrick ( Lucas Hedges) .




É nesse ponto que começam os flashs , a vida conturbada do irmão e o sobrinho com a esposa e mãe , que era uma alcóolatra e aloucada.




A maior surpresa acontece quando descobre que o irmão, que ele tanto amava, o nomeou como tutor do sobrinho, o que o deixou confuso , pois sua vida é em Boston e a do sobrinho em Manchester ( namoradas, amigos, escola, time de hóquei, etc)


Descobre-se também que num passado não muito distante, a vida de Lee tinha se despedaçado , pois uma tragédia aconteceu em sua casa, que pegou fogo e matou seus filhos lá dentro.




Assim, Lee tem que conviver com seus fantasmas e traumas do passado e seguir , ora brigando nos bares por qualquer motivo ( olhou pra ele , ele bate) , ora trabalhando na vizinhança .




Lee não se move, é sempre muito contido por causa das perdas e luto e é a infelicidade em pessoa.


Agora, com a missão de ser tutor do sobrinho, não está convicto de que é capaz de assumir essa função, mesmo assim, acompanha o rapaz em suas atividades, discute e briga com ele sobre alguns assuntos e sofre com fatos de seu passado na cidade.




O encontro com a ex mulher o deixa perturbado, com medo , não querendo em momento algum que algo faça o aproximar novamente de uma história que lhe deixou marcas irreversíveis.


A fotografia do filme é belíssima , e o desenrolar do filme é bem lento e denso.




Um filme para se prestar atenção na atuação de Casey Affleck , e ao mesmo tempo refletir sobre famílias desconstruídas e suas consequências.




Ainda no elenco Michelle Williams como Randi e Gretchen Mol como Elise . Feliz por ver também uma ponta com  Matthew Broderick .


Valeu a pena !


Eu recomendo !


"Manchester À Beira-Mar" - Kenneth Lonergan

Nenhum comentário:

Postar um comentário