Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de março de 2017

"O Apartamento" OU Vencedor do Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro





Interessante e cheio de entroncamentos o filme do iraniano Asghar Farhadi, " O Apartamento ", vencedor de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2016.




O filme mostra a saída do casal Emad ( Shahab Hosseini ) e sua esposa  Rana ( Taraneh Alidoosti) de um edifício que está indo às ruínas e corre o risco de desabar , com imensas rachaduras por causa de uma construção próxima .






Todos os moradores se evadem do local e o casal de atores fica sem lugar para morar.




É aí, que o colega de trabalho arruma um apartamento que possui , mas, não está todo desocupado ,para que o casal se aloje, pois queriam ficar morando mesmo no teatro onde encenam a peça " A Morte do Caixeiro Viajante" .






Emad acaba aceitando a gentileza, mas, têm alguns problemas ao entrar no apartamento , já que as coisas , pertences, eletrodomésticos e roupas da antiga moradora ( uma mulher que tinha clientes ) estavam lá.




Como ela abandonou o local por algum motivo e não respondia às chamadas do proprietário , ou quando respondia dizia que iria buscar suas coisas , mas, não ia , o apartamento foi considerado desocupado e livre para outra locação.






A mulher de Emad não está muito a vontade , mas, é o que tem para o casal no momento .




De repente,Emad é avisado que alguém entrou no apartamento e sua mulher está ferida. Ela é encontrada no chão do banheiro toda ensanguentada .




Rana fica perturbada e com medo de ficar sozinha , temendo a volta do homem que tentou estupra´-la.






Emad quer agora descobrir quem fez isso . Uma pista já tem : O homem deixou as chaves de seu carro e o celular no apartamento . Emad testa em vários carros na rua e encontra uma picape .




Leva para o edifício e como não há vagas no estacionamento, acaba por causar um transtorno no local com os vizinhos.




A vida no teatro tem que continuar pois a peça está em todo vapor , com plateias lotadas, mas, a mulher de Emad não está em condições de atuar e terá que ser substituída.




Emad e Rana vivem um conflito no relacionamento e ele tenta de todas as maneiras encontrar o criminoso.






Pede a ajuda de um aluno seu ( Emad é professor também ) para que o pai que trabalhava com fiscalização , consiga saber através da placa do carro , o seu proprietário.




O filme atinge seu máximo a partir desse momento , com novas e conflitantes situações.




Valeu a pena !




Eu recomendo !




"O Apartamento" - Asghar Farhadi



Nenhum comentário:

Postar um comentário