Powered By Blogger

terça-feira, 14 de março de 2017

"Eu, Daniel Blake" OU Filme Vencedor da Palma de Ouro em Cannes





E vamos agora ao vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2017, " Eu, Daniel Blake" de Ken Loach.




Todos que assistiram comentaram como um uníssono que o filme é um soco na boca do estômago do espectador, vamos a ele então.




O filme começa com o próprio Daniel Blake ( Dave Johns) contando que teve um problema cardíaco e fora afastado do trabalho.






Agora luta para receber os benefícios do Estado e a tarefa parece não ser tão simples assim.




Primeiro, é através do telefone , esperando quase 1 hora e 45 minutos na linha algum atendente falar com ele , Daniel não consegue dar prosseguimento ao seu caso , pois o sistema pede que primeiramente mandem uma carta a ele e somente depois ele poderia utilizar aquele serviço.






Então Daniel vai à rua e ao local de recebimento desses direitos pagos pelo Estado.




Lá, também é informado que somente poderá ser usado o serviço se ele já tiver feito uma prévia pela internet.






Mas Daniel não tem computador, não sabe absolutamente nada de informática e pede insistentemente ao funcionário que abra uma exceção ao seu caso.




Nada feito !




É nesse momento que conhece uma mãe desesperada com dois filhos que também não consegue conversar com o funcionário porque se atrasou do horário marcado.




Mesmo com a justificativa de que era nova na cidade e não conhecia o sistema de transporte e ruas, nada feito.




Daniel, ouvindo a tudo , se sensibilizou e tentou de todas as formas fazer com que atendessem a moça. Nada feito !






Os dois saem juntos na rua, e ele a acompanha à sua casa, doada pelo Estado , em péssima condições até que a moça possa se estabelecer.






Katie ( Hayley Squires) pede ajuda a Daniel para consertar a bomba do vaso sanitário e depois isso e aquilo, e ele aproveita também para melhorar a temperatura lá dentro , já que é muito frio, não tem energia elétrica.






Daniel atua como se fora o marido da moça e os dois criam esses laços, assim como com seus filhos Dylan (Dylan Mc Kiernan) e Dayse ( Briana Shann).




Daniel é adorado na sua vizinhança por jovens e segue sua vida bem , apesar de não estar trabalhando e produzindo.






Vejo a gente reclamar do nosso país , mas, parece-me que os problemas são iguais em quase todos eles , vide toda a problemática da burocratização enfrentada por Daniel e também o seu final.




Lembra todas as reportagens do Fantástico e outros programas nacionais mostrando como sofre a população brasileira carente frente aos problemas de saúde, previdência ,judiciário, etc.




É isso ... Até quando ?






Valeu a pena !




Boa reflexão !




"Eu, Daniel Blake" -Ken Loach


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário