Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de março de 2017

"A Garota Desconhecida" OU Todo Médico Deveria Assistir a Esse Filme "



Esse " A Garota Desconhecida " dos irmãos Jean Pierre Dardenne e Luc Dardenne já estava no meu set list de filmes , mas, a partir da leitura de uma crônica do Contardo Caligaris na Folha de São Paulo na última semana , me fez com que ele fosse o próximo a se visto.


Contardo Caligaris, disse que era o melhor filme sobre médicos que ele já  havia assistido e que todos deveriam vê-lo.



Então, lá vamos nós conferir !


O filme mostra o dia a dia de uma jovem médica Dra Jenny Davin ( Adele Haenel) que estava substituindo o seu mentor em uma clínica generalista .



Jenny tinha também um estagiário de medicina junto com ela , que a ajudava nos casos , mas, sempre o repreendia sobre alguns aspectos .


Certo dia , depois de uma jornada estafante , estavam eles já a 1 hora do final do expediente e a campainha do consultório soou.


Dra Jenny não deixou o estagiário atender dizendo que já haviam encerrado e estavam sem condições de continuar. Ele contestou , dizendo : E se fora uma urgência ? Ela respondeu : Tocaria novamente a campainha.


No dia seguinte, a polícia estava em sua clínica querendo investigar uma morte a poucos metros dali , pedindo a câmera para ver o vídeo se mostrava algo condizente.


O resultado foi que a jovem negra que havia morrido tocou a campainha da clínica e poucos minutos morreu jogada à margem do rio com a cabeça num bloco de concreto.


Dra Jenny ficou apreensiva com a história , queria saber a qualquer custo quem era essa jovem , o que tinha acontecido .


O estagiário para complicar disse a dra que largaria a medicina e voltaria para sua cidade natal , não explicando os motivos para tal .


Dra Jenny não tirava a história da cabeça, pois se tivesse aberto a porta para a tal jovem , talvez ela não tivesse morrido.



E o dia a dia continua , e é nesse ponto que os críticos e entendedores elogiam o filme na parte médica , pois a dedicação da jovem para com seus paciente é muito grande , dando uma assistência 24 horas a todos .


É muito bonito , sim , mas, com um porém : A jovem não tem família ( não se fala em pai e mãe no filme ) , não tem namorado ( ela não se relaciona com ninguém), levou suas coisas para dormir na clínica ( não almoça , nem janta e nem dorme corretamente ) , o que nos leva a pensar que é um perfil diferente não só na medicina como seria em qualquer outra profissão.


Voltando ao filme , Dra Jenny passa a ser além de médica, investigadora do crime, se arriscando muito pois descobre que alguns de seus paciente estavam envolvidos no fato.


Tenta de todas as formas fazer com que seu estagiário volte a fazer o curso de medicina , indo inclusive atrás dele em sua cidade.


No mais, realmente uma bonita mostra do exercício da medicina.



Gostei do filme, do enredo e valeram  muito todas as estrelas da Folha de São Paulo , assim como a indicação de Contardo Caligaris.


Eu recomendo !


Nenhum comentário:

Postar um comentário