Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

"Samba" OU O Drama dos Imigrantes em Território Francês



Assisti finalmente ao filme dos consagrados diretores Olivier Nakache e Eric Toledano , " SAMBA" .


O filme, que é baseado no livro " Samba pour la France de Delphine Coulin), conta a história do imigrante senegalês Samba Cissé ( Omar Sy) , que vive há 10 anos na França na casa de um tio e trabalha em um restaurante lavando pratos e seu drama em sempre estar em perigo quanto à sua ilegalidade , mostrando com muita clareza o ranço que a França tem com suas ex-colônias.



Samba, em uma de suas saídas, acaba por ser preso e uma ONG direcionada a tratar desse tipo de assunto manda 2 mulheres para ajuda-lo .


Manu ( Izia Higelin) e Alice ( Charlotte Gainsbourg) são as duas que tentarão ajudar Samba a se legalizar, ou pelo menos ficar fora do sistema prisional na França.


Alice é uma mulher que acaba de sofrer da famosa síndrome de Burnout, e tenta se recuperar nessa ONG para retornar aos seus trabalhos , em sua função habitual.


Alice é recomendada por Manu, a manter-se distanciada e não dar o seu telefone em hipótese alguma a esse tipo de gente .



Mas, no primeiro encontro com um imigrante, que no caso foi Samba, ela fica paralisada com a beleza do homem e perde as estribeiras , se deixando levar facilmente na conversa.


Os dois acabam por se encontrarem em uma nova oportunidade na ONG e a terem uma relação de amizade.



Samba deixa Alice mais protegida e calma com relação aos seus problemas , o que a faz pensar no moço todos os dias .


Samba não pode dar dois passos , que se mete em confusão , já que está sempre a busca de alguns euros para sobreviver, e a pegar algum trabalho extra e isso acaba por chamar fácil uma confusão e a polícia.


Samba conheceu Wilson, um " brasileiro " na fila do departamento de imigração e na busca por trabalho e também um outro preso negro que pede a ele que encontre sua namorada e diga que a está esperando .


Samba faz mais uma cagada , o que futuramente lhe trará problemas .


As cenas com Wilson ( Tahar Rahim) são as mais engraçadas e cômicas do filme , aliviando um pouco o pesado assunto tratado.


O Tio de Samba mesmo pedindo a ele que tome cuidado em tudo que faça, nem ele mesmo sendo idoso, tem sossego com sua cidadania.


Não é fácil não ser francês na França ! Sofre-se muito a todo instante ...



Ótimo filme , ótimas reflexões, principalmente nos tempos de xenofobia em que vivemos e de refugiados procurando por melhores espaços e condições de vida.


Valeu a pena !


Eu recomendo !





Nenhum comentário:

Postar um comentário