Powered By Blogger

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

"Teorema" OU O Visionário Pier Paolo Pasolini



Faz tempo queria assistir a esse filme , e numa programação de jornal nesse final de semana ,vi que iria passá-lo e aí o procurei em minha videoteca e encontrei para vê-lo essa noite.


O filme é " Teorema " de Pier Paolo Pasolini de 1968 , que tem como tema principal a crise do capital advinda a partir da crise da família burguesa da época.


O filme que inicia com trabalhadores e patrões falando sobre capitalismo e burguesia e mostra sempre traços de um solo arenoso sendo desgastado pelo tempo , conta a história de um rico industrial de Milão e sua família.


A família de Paolo, que tem uma mansão quase sem nenhum móvel , o que segundo o diretor nos mostra uma burguesia vazia , recebe através de uma carta trazida pelo carteiro Ângelo que um hóspede misterioso iria chegar.


Ao chegar, esse hóspede ( Terence Stamp) cativa a todos, desde a empregada à dona da casa . E todos mudarão com o seu convívio .

Lembrando que Teorema significa proposição que, para ser admitida ou se tornar evidente, necessita de demonstração , os fatos começam a ocorrer na mansão de Paolo.


A empregada Emili, representando a classe proletária , fica encantada com o hóspede e sonha a todo momento tocá-lo e fazer sexo . O hóspede , até a salvou de uma tentativa de suicídio ali mesmo , por não suportar tal intensidade sentida pela empregada.

Pietro, o filho, ao dormir no mesmo quarto do hóspede, não aguenta e tenta vê-lo nú, tocá-lo , deixando para trás um desejo reprimido e se jogando para o que realmente tem vontade.


Odetta, a filha, que adora o pai, cuida dele, também se desperta pelo hóspede, se despindo toda para o rapaz , liberando assim também sua sensualidade latente.

Lucia (Silvana Magnano), a patroa , também cai em tentação , e acaba por trair o marido na própria casa , deixando-se seduzir pelo hóspede mais novo.


Paolo, que se vê sempre ausente em casa e no seio familiar também se diverte com o rapaz , tendo bons dias em sua companhia.

Assim, todos acabam por expor o seu desejo, exteriorizando com tudo e o deixando sem amarras com a presença do hóspede misterioso.

Mas, o carteiro Ângelo reaparece e traz outra carta, que diz que o hóspede deve partir.


Com sua partida , todos da casa nunca mais serão os mesmos !

Emili vai embora para o seu povoado , fica sem comer, só comendo urtigas, tenta se suicidar e acaba por enterrar viva.


Pietro descobre sua veia artística , entra de cara no abstratismo  e libera sua homossexualidade latente.

Odetta fica paralisada após a partida do hóspede e é internada num manicômio .

Lucia, a patroa e mãe sai em busca de rapazes novos na rua para fazer sexo , ao mesmo tempo que entra em templos religiosos para quem sabe pedir perdão.


E Paolo, o rico empresário , se desfilia de sua empresa, e na estação de trem, antes de comer com os olhos um rapaz , se despe por inteiro e sai em busca de não sei o quê , num terreno arenoso , infinito , dando um grito profundo .


Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Teorema" - Pier Paolo Pasolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário