Powered By Blogger

sábado, 10 de dezembro de 2016

" Filho de Saul" OU 100% Genocídio



Finalmente assisti ao filho ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2016 ," Filho de Saul", filme Húngaro do diretor Lazsló Nemes.

Como não seria nenhuma novidade sobre o que ver no filme , já sabia o que iria assistir, mas, o que me surpreendeu foi a maneira como vi . Isso foi diferente e com certeza um dos pontos que o levaram à estatueta .


O filme conta a história de judeus que trabalham para os alemães em pleno campo de concentração , para limpar o chão e  carregar os corpos dos também judeus, depois de passarem pela câmera de gás e serem incinerados .

Esse grupo de judeus é chamado de Sonderkommando , e têm uma diferenciação sobre os outros , mas , claro , no final , também serão mortos .

Saul (Géza Róhrig) é um desses judeus e o filme tem a câmera voltada para ele quase que o tempo todo.


Ele trabalha demais em limpar tudo , carregar corpos, jogar as cinzas e participa vendo todo o horror que acontece com o seu povo.

Saul balbucia o tempo todo com o pessoal do sonderkommando em busca de ouro nas roupas deixadas pelos mortos e outras artimanhas desse que ficaram e querem de alguma forma escapar da morte .


Mas, não é fácil para Saul presenciar todo esse horror, e o que o faz ficar louco é quando um garoto sobrevive à tortura pela câmara de gás e é visto pelos alemães , que o colocam em uma maca e simplesmente tiram-lhe a vida apenas sufocando -o com as mãos.

Saul se sensibiliza e diz que é seu filho , não sabemos se isso é verdade ou ele se comove querendo por todos os modos dar um fim digno a esse garoto , ou seja um enterro normal.


Vai em busca de um rabino por todo o campo de concentração, loucamente , porque quer dar a seu filho um final diferente dos outros,

Não há como nos sensibilizarmos com as cenas expostas e pensar que realmente foi o maior massacre que a humanidade já viu.


Eu conheci o Campo de Concentração de Auschwitz e realmente é tenebroso. Entrei nos minúsculos quartos , e também nos locais onde incineravam os corpos . É realmente impactante , não há como não sentir algo ruim estando naquele lugar. É cinza , frio ...

Outro detalhe, que você vai ver quase que em  100% homens no filme. Pouquíssimas mulheres aparecem , detalhe para a foto , que se não me engano foi a única cena em que uma mulher diz uma palavra no filme.


Assim, mais um excelente filme sobre os horrores da segunda guerra mundial e o holocausto propriamente dito.


Valeu a pena !

Eu recomendo !


Nenhum comentário:

Postar um comentário