Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

"Francofonia" OU A Ocupação do Louvre





Filme do excelente Alexandr Sokurov, " Francofonia" fala da ocupação NAZI no Louvre em 1940.






A ideia do diretor é mostrar o quão importante era aquele tesouro existente no Museu francês , assim como em todos os museus do mundo e as consequências de uma invasão e ocupação por tropas inimigas .






O filme começa com uma comunicação do diretor Alexandr Sokurov com o capitão de uma embarcação via Skype em plena tempestade marítima .






Alexandr se preocupa com a embarcação já que a mesma carregava obras de arte e essas tinham que ser devidamente levadas com êxito para o seu devido lugar.






Em seguida , nos é mostrado o Louvre com a direção e gerência de Jaujard ( Louis-Do De Lencquesaing), que preferiu ficar em seu posto a migrar para Vichy e a visita do Comandante Franz Wolf Metternich( Benjamin Utzerath) vindo da bancada alemã  para se apoderar do valoroso museu.






No começo, muita preocupação de Jaujard com o Comandante alemão,tanto é que muitas dasobras foram parar em adegas e caves de castelos distantes.Mas, depois, os dois se unem para preservar o tão valioso museu.






No meio de obras e visitas aos corredores e pisos do Louvre, encontramos a fantasmagórica Marianne  que sempre gritava o seu bordão : Igualdade, Liberdade e Fraternidade ! , assim como Napoleão Bonaparte , que se colocava em todos os quadros, e atribuía muitas obras vindas desua benfeitoria.






Com ótima narração e uma didática bem clara , o filme traz essa parte da história muito interessante para nós, principalmente nos valores que os museus têm para os que ficam .






Ótimo filme para os apreciadores da história MUNDIAL .




Eu recomendo !




"Francofonia" - Alexandr Sokurov



Nenhum comentário:

Postar um comentário