Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de julho de 2016

"JUSTINE" OU Virtuosidade X Libertinagem By Marquês de Sade



Tive a felicidade e o prazer de assistir a peça JUSTINE na Estação Satyros ,com a direção de Rodolfo Garcia Vazquez, .


Era minha primeira vez ali na Praça Roosevelt e consequentemente no Satyros e estava bem ansioso em saber o que encontraria por lá, mas, sabendo que iria ser coisa boa .


E foi !


A peça que fazia parte de uma trilogia da companhia , baseada na obra do Marquês de Sade , tinha como mote principal o confronto entre o Bem/Puritanismo/ e o Mal/Libertino .


Assim, eram as duas irmãs Juliette ( Lorena Garrido ) e Justine ( Cléo de Páris) que ficaram órfãs de pai e mãe e com 100 escudos nas mãos para sobreviverem .


Juliette foi atrás de sua sobrevivência, arrumou marido rico, roubou, matou , se prostituiu e se tornou uma condessa .


Justine, não saindo de suas convicções , ética e moral, se deu mal em todos os trabalhos que conseguiu e que colocaram em prova os seus ideias , levando sempre a pior , passando fome e sede , morrendo de viver nas ruas em busca de um prato de comida e sobrevivendo de subempregos que sempre a levavam à ruína .



Até que em virtude de mal entendidos e arapucas ,tinha várias acusações mentirosas sobre ela , tendo que ser submetida a um julgamento.


Você vendo Juliette triunfar sobre Justine , faz logo uma analogia com o período em que vivemos, com todos esses corruptos e ladrões da lava jato sendo soltos e ficando impunes brevemente .


Agora, além da história que por si só já valem o ingresso , a aula de teatro que a companhia apresenta é algo fantástico .



Corpo, expressão facial , voz , interpretação , aliados à figurino, ferramentas , cenários e planos faz quem gosta e até quem não se importa muito com teatro a ficar apaixonado pela arte.


Gostei muito mesmo , e até as várias cenas de nudez me fizeram mostrar como que as pessoas que não cultuam o corpo ficam desprotegidas perante aos outros, porém o restante que elas têm a oferecer acabam por predominar sobre esse seu todo , ou a essa carcaça que incomoda muita gente .


Assim , a desvalorização do belo, das curvas perfeitas , do abdome tanquinho, dá lugar a outras qualidades que se sobrepõem .


Tudo perfeito , espaço perfeito , atores ótimos !


Valeu a pena !


Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário