Powered By Blogger

terça-feira, 28 de junho de 2016

"Os Inconfidentes" OU Filme com José Wilker Bem Jovem



Filme que está em minha videoteca há muito tempo, e resolvi pegá-lo para assisti=lo pelo fato de estar acompanhando a novela Liberdade, Liberdade .


"Os Inconfidentes" de Joaquim Pedro de Andrade é um filme de 1972 e conta a luta dos poetas, religiosos, políticos e militares, que inconformados com a supremacia e arrogância de Portugal para com o Brasil , se organizam para libertar o Brasil de seu colonizador.


O filme conta com vários atores consagrados como Nelson Dantas ( Visconde ) , Luiz Linhares ( Tomás Antonio Gonzaga) , Paulo Cesar Pereio ( Alvarenga Peixoto) , Fernando Torres ( Claudio Manuel da Costa ), Carlos Kroeber ( Coronel Francisco de Paula ) , Fábio Sabag ( Visconde de Barbacena ) , Wilson Grey ( Joaquim Silvério dos Reis ) , Suzana Gonçalves ( Marília ) e José Wilker como Tiradentes.


Os diálogos são quase todos em forma de poesia , já que os poetas estavam em peso na luta pela libertação do Brasil de Portugal .


Mostra-se também um Tiradentes muito arrojado e irresponsável, não temendo em nada e a ninguém conversar sobre a inconfidência , não importando do sigilo da rebelião , o que acabou com a traição de Joaquim Silvério dos Reis.


Interessante ver Vila Rica ( Ouro Preto ), suas ruelas, igrejas  e lembrar daquela que foi um dos maiores palcos históricos de nossa história .


O filme mostra também o abuso feito com os escravos, igualzinho ao da novela Liberdade, Liberdade .

Como valor histórico valeu a pena !




"Os Inconfidentes" - Joaquim Pedro de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário