Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

"Taxi Teerã" OU Conversas com Jafar Panahi


Outro filme  indicado por várias listas de 2015, acho até que participou da mostra internacional em São Paulo e foi o ganhador do Urso de Ouro em Berlim.

Taxi Teerã do diretor Jafar Panahi , o tal diretor iraniano, que fora proibido de produzir filmes e foi acusado a ficar 20 anos em prisão domiciliar , o mesmo de O Balão Branco , O Espelho , Dez , Isto Não É Um Filme ...


Jafar Panahi com seu taxi amarelo, sai às ruas de Teerã em busca de passageiros e histórias .

É o que vemos no primeiro homem falando das pessoas que roubam por muito pouco e que deveriam ser enforcadas, o que discordava a passageira do banco de trás, dizendo que o motivo  dessas pequenas corrupções era de base .


Foi uma discussão só entre a professora e o rapaz sobre esse assunto, e não se chegou a nenhuma conclusão.

Entra a seguir um homem que foi atropelado, todo ensanguentado com sua mulher , que no caminho do hospital faz um testamento deixando tudo à mulher e pede que seja gravado pela câmera do celular, senão os irmãos da vítima não deixarão para a mulher e sim pegariam tudo .

O homem não morreu , e mesmo assim a mulher queria a gravação !

 
Depois ,entrou um tipo diferente, meio anão, meio gordinho, que reconheceu o diretor . Ele vendia filmes piratas, deixou até alguns para Jafar e disse que até já tinha ido à sua casa para vender para o seu filho.

Falava que tinha uma atividade cultural , já que esses filmes não eram lançados nos cinemas iranianos.


Depois, foi a vez de 2 senhoras com um pequeno aquário circular e peixes , fazendo uma menção ao longa de sucesso do diretor .

Elas precisavam chegar em um local antes do meio dia .


Ai, foi a vez de sua sobrinha, a mais tagarela e interessante talvez, pois teve aula de cinema , queria produzir o seu próprio curta  com sua câmera amadora e pedia sugestões ao tio famoso .

Falou de como deveria ser um filme iraniano , o que podia e o que não podia , enfim , foi bem ilustrativo .


No caminho encontraram um velho amigo de Jafar , que contou um caso de roubo que aconteceu com ele .

Mais a frente, a mulher das rosas , essa sim, atacando por vez o sistema iraniano , falando tudo o que tinha vontade de falar , e claro tudo de acordo com o que o diretor sente .


Às vezes as pessoas acham um certo charme nesse tipo de filme proibido , sob censura , mas, eu prefiro aqueles que o diretor fazia , os tais distribuíveis , que pelo menos havia uma história e passava coisas boas e simples para os cinéfilos .

De qualquer forma, vale a pena ver como está o cinema iraniano , seus diretores famosos , ouvir um pouco o persa , ver as ruas de Teerã , seu povo , suas vestimentas ...

Eu recomendo !

"Táxi Teerã" - Jafar Panahi

Nenhum comentário:

Postar um comentário