Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

"Na Companhia De Homens" OU MISOGINIA Pura



Peguei um de meus vários filmes da estante, acho até que dessa vez vou poder fazer mais isso , já que não estou acompanhando nada na TV à noite .


Dessa vez, o escolhido foi " Na Companhia de Homens " de Neil Labute , o seu primeiro longa .

A história é simples , porém com uma ausência de sentimentos enorme por falta dos homens .


Os dois executivos e amigos de escola Chad ( Aaron Eckhart) e Howard ( Matt Malloy) terão algumas semanas de treinamento ou trabalho em uma outra cidade , outro escritório , da empresa onde eles trabalham .


O clima é tenso, conversam sobre trapaceios de amigos no trabalho , o estresse do dia a dia , enfim ...

Desde o aeroporto Chad conversa com Howard arquitetando um plano para descontar as mágoas sofridas por eles por suas ex-namoradas , que os deixaram , sem eira , nem beira , inclusive a de Howard o atingiu na face deixando uma marca .


Chad quer que os dois conheçam uma garota e a faça acreditar que estão apaixonados e na hora H , eles desmentem a farsa e falam que é uma brincadeira , isso só para ela ficar arrasada e ter seus sentimentos reduzidos ao chão.

Chegando ao novo escritório Chad já dá mostras de arrogância  e poder com outros funcionários , numa cena degradante de submissão.


Ele conhece Christine ( Stacy Edwards) ,uma secretária surda , e é essa mesma que será o alvo dos dois .

Começam com encontros , saídas para jantar , e as coisas vão crescendo , tomando forma , até que ...


Bom , todo mundo já sabe o que acontecerá , mas, deixo para assistirem , mas, lembro , que o tempo todo verão um bom exemplo de misoginia e isso incomoda não só as mulheres , mas, todos com um pouquinho de sentimento e dignidade.

O filme é isso , mas, o final é bem interessante , deixando bem claro a intenção do autor .


Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Na Companhia de Homens "- Neil Labute

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"O Concerto " OU A Grande Vitória da Música


O filme de Radu Mihaileanu, começa com um ensaio de uma orquestra no Teatro Bolshoi , na Russia , e é interrompido pelo toque do celular do faxineiro , ex maestro Andrei Filipov ( Alexei Guskov) , que é advertido pelo dono do Bolshoi .


Andrei Filipov foi um exímio maestro no teatro e foi despedido por não querer separar os músicos judeus em sua orquestra . Teve o seu concerto interrompido no meio pelo diretor do Bolshoi na época , exatamente por causa da ferrenha política da época, do totalitarismo , do semitismo , e todas as outras nojeiras  que assolaram o mundo , incluindo a perseguição aos judeus .

Para continuar a frequentar o teatro, Filipov se dispõe a trabalhar como faxineiro , e numa noite, limpando a diretoria , vê um fax chegar e percebe que é um convite inesperado do Châtelet Theater de Paris  para que o Bolshoi substitua de urgência uma orquestra de Los Angeles que não poderá se apresentar .

Filipov intercepta o fax e tem a ideia de montar novamente sua orquestra e tocar Tchaikovski , realizar o seu sonho de reger o concerto até o seu final .


Fala com seu melhor amigo Sacha (Dmitri Nazarov) , que acha uma loucura sua ideia , procuram Ivan Gavrilov (Valeri Barinov), um antigo empresário , que por sinal , não foi legal com eles na época, mas, mesmo assim , ele foi o escolhido para entrar em contato com Paris e fechar o concerto .

Gavrilov fez todas as exigências , hotel, restaurante , ensaios , cachê dos músicos , só não conseguiu as passagens aéreas , que acabara dando um jeito com um milionário russo , em troca de outros favores .

E para constituir a orquestra? NOSSA , que trabalheira, porque os amigos de Filipov eram todos descolados, atrapalhados , inusitados , mas, apenas com uma sutil diferença : Tocavam como deuses , eram exímios músicos e isso era o que importava para Filipov.


Chegam em Paris, uma zona no aeroporto com os passaportes ( arranjados ) , uma outra zona na chegada ao hotel e logo uma bagunça com esses russos pelas ruas de Paris .

O engraçado , é que cada um foi atrás do seu ganha pão , do seu negócio , para ganhar um pouco de dinheiro ( que eles não ganhavam na Rússia ) . Muito boa essa parte .

Gavrilov fica louco com essa desordem russa e os franceses organizadores do evento , mais ainda .


Filipov exige que a solista seja Anne Marie Jacquet ( Melanie Laurent) , e a escolha não é por acaso .

Anne é fruto de um casal de judeus perseguido na época deFilipov .

Todos estavam preocupados com o concerto, pois temiam que os músicos não aparecessem para aparesentação .

O Châtelet Theater estava lotado , sucesso de público e vendas .


E chega a tão esperada noite ...

A música é estonteante , vale a pena só por isso !


Os últimos 20 minutos do filme é de matar qualquer amante da música clássica de tão belo !

O Concerto para violino em Ré  Opus 35 de Tchaikovski é realmente muito bonito , e mesmo para mim, um simples observador , fez com que eu tivesse a sensibilidade de me deliciar com a execução .


Finalizando , o filme mesmo com assuntos densos e políticos , não deixa de ser uma comédia .


Eu recomendo !

"O Concerto " -  Radu Mihaileanu

sábado, 26 de setembro de 2015

"Miguel Proença" OU Piano Brasil VII no Theatro Pedro II


Bonito projeto esse apoiado e financiado pelo BNDES e pela CAIXA para ler a música erudita ao conhecimento e alcance de todos .


Assim, essa foi a vez da cidade de Ribeirão Preto receber o renomado pianista e camerista Miguel Proença , gaúcho , com vasta discografia e experiência no meio internacional , passando por vários países e o autor da trilha sonora do filme Villa-Lobos Uma Vida de Paixão .


Nesse espetáculo em Ribeirão Preto, no Theatro Pedro II , Miguel Proença tem como programa :


C.W.Gluck-Kempff ; A.Nepomuceno ; C.Debussy ; H.Villa-Lobos ;E.Nazareth e F.Chopin .


Mesmo com os ingressos populares, o público não compareceu , o que nos deixa triste, por acabar perdendo um espetáculo de qualidade e de conhecimento musical tão grande quanto esse .


Esperamos que continuem com projetos como esse, e que o povo brasileiro  tenha mais acesso e conhecimento à musica erudita .


Parabéns aos organizadores e também ao excelente Miguel Proença .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"The King is Back" OU Elvis Tribute com Ben Portsmouth no Theatro Pedro II


Assisti ao ótimo show de Ben Portsmouth, no Teatro PedroII, um britânico que foi coroado como o melhor tributo a Elvis na America .

O espetáculo é muito bom, com uma qualidade técnica admirável e o cantor britânico além de cantar muito bem , e sua voz se parecer com a de Elvis , é muito carismático e sensual, o que levou as mulheres à loucura por um pedaço de seda azul ou rosa e um ursinho branco que ele distribuia à revelia para as fãs .


O figurino era impecável, muito bonito e com os acessórios usados pelo cantor na época .

Isso sem contar com a excelente banda ( The Taking Care Elvis Band ) que deu um show à parte .


Destaque também para as duas back vocals que também fizeram um solo cada uma , cantando canções belíssima como Amazing Grace.


O público era muito bom , e tinha claro os aficcionados por Elvis, indo desde a caracterização completa como também com camisetas com a foto  do cantor.


Músicas como Always on My Mind , Suspicious Minds , Unchained Melody , Love me Tender , Bridge Over Troubled Water , Amazing Grace  foram executadas, além de muitas outras que meu simples conhecimento musical sobre o cantor não conseguiu identificá-las .

Valeu muito , um show de altíssima qualidade que deve ser apreciado em qualquer lugar .


Eu recomendo !


"Always On My Mind " - Ben Portsmouth

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

" Que Horas Ela Volta? " OU Chegou A Filha !


O tão falado filme de Anna Muylaert ," Que Horas Ela Volta?" realmente é muito bom !


Estava ansioso por assisti-lo e ver se era tudo o que estavam comentando, com inclusive a indicação do filme brasileiro a tentar a disputa ao Oscar de 2016.


O filme passa basicamente na casa de Dona Bárbara ( Karine Teles) ,uma dona de classe média , que vive no Morumbi , em São Paulo.


Bárbara é casada com Dr Carlos (Lourenço Mutarelli) e têm como filho Fabinho ( Michel Joelsas ).


Na casa , vários empregados , mas, Val ( Regina Casé) é a mais velha de casa, inclusive ajudou a criar Fabinho e já é quase da família.


Val, faz parte dos nordestinos que saem do seu estado e vêm tentar a vida em São Paulo, largando família, casa e tudo em seu estado .


Val por exemplo, deixou a filha Jéssica ( Camila Márdila) e veio pra capital . Um caso meio complicado , marido separado , amiga para criar a filha , dinheiro indo para pernambuco para essa ajuda , enfim, aquelas coisas ...


Val é muito amorosa com fabinho , que sempre antes de dormir, vai à sua cama para que ela converse com ele . Eles se adoram ...

Bárbara é daquelas dondocas , mas, não chega a ser perversa não .


Dr.Carlos , não entendi a dele , não sei se é aposentado, se estava com depressão , enfim, acordava tarde , queria comida na mesa e era só ... ah , só sei que o dinheiro era por parte dele .

Num certo dia , Val recebeu um telefonema de sua filha Jéssica , que não a vê faz 10 anos .


Val fica surpresa com a ligação e mais ainda com o assunto, pois Jéssica diz que vem a São Paulo para prestar vestibular .

Val pede aos patrões que a menina fique alguns dias até ela arrumar um cantinho para as duas .


Jéssica chega, Val vai buscá-la no aeroporto e segue de ônibus até o morumbi com a garota .

Jéssica vai prestar vestibular para arquitetura e quando chega na casa de D Bárbara, não se conforma que a mãe more num cubículo daqueles , aliás, achava que a mãe tivesse sua própria casa .


Jéssica foi apresentada para os patrões da mãe e ao Fabinho e D. Carlos mostra toda a casa para ela , quando ao apresentar o quarto de hóspedes, a menina questiona : -Mas, ninguém dorme aqui ? Dr Carlos pergunta se ela quer ficar ali, e a menina diz que sim . Val fica inconformada com o jeito da sua filha .

D Bárbara aceita , mas, fica ressabiada . Jéssica diz que os patrões são da mãe e não dela .


E aos poucos vamos conhecendo uma menina que de simples não tem nada, muito pelo contrário , tem muitos conhecimkentos já de arquitetura , sabe falar sobre projetos , plantas de casas e de arquitetura em geral .

Dr Carlos fica encantado com os conhecimentos da adolescente .


Com o tempo, a presença de Jéssica vai incomodando D Bárbara na casa , pois até na piscina a garota se meteu dias desses , fazendo com que a patroa mandasse esvaziar a mesma inteirinha . Não queria se misturar .

Empregados de um lado , patrões de outro ...


Sorvete bom para os patrões , sorvete normal para os empregados . Jéssica não aceita essa divisão e contraria a mãe em tudo .

Dr Carlos a leva até para conhecer a sua futura faculdade , de tão interessado que está na menina .

Mostra até seu ateliê , presenteando-a com uma tela .


O vestibular finalmente chega , mudanças vão acontecer na vida de Jéssica e Val , assim como na dos patrões .

Mais revelações por parte de Jéssica , também mudam o destino de Val no contexto .

A diretora nos mostra como é essa luta de classes , como é essa história de nós X ELES  e como as pessoas nos dias de hoje tantam mudar esse caminho de subserviência .

Muito interessante, sacadas ótimas , excelente atuação de Regina Casé , que com seu sotaque e jeitinho nordestino conquistam o público .


Vale muito a pena assistir ao filme de Anna Muylaert e quem sabe não nos dará frutos maiores , como concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro .

Acho muito , mas, não nos custa torcer , pois o filme é bom !

Eu recomendo !

"Que Horas Ela Volta?" - Anna Muylaert

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

"Antes de Palavras " OU Curta com Mauricio Destri


Sem querer vi um curta metragem com Maurício Destri , bem mais novo que agora na Novela I Love Paraisópolis , mas, já atuando bem , com seu estilo todo próprio de olhar fixamente com quem está falando .

Achei bem legal e já mostrava que seria sim um bom ator futuramente .


O curta conta a história de 3 adolescentes, colegiais , onde Célio ( Mauricio destri ) e Sofia ( Marcella Arnulf) são namorados e Dário ( Henrique Larré) é um estudante que ficou um tempo fora do colégio e retornou .

Sem querer, Dário chama a atenção de Célio, que passa escvutar a mesma música que o colega e quer ler os mesmos livros .


É um vai e vem de umas 5 vezes na biblioteca da escola , para pegar e devolver os livros que os dois acabam lendo .

Célio quer ler os livros que Dário le, para tentar descobrir o que o colega gosta, suas convicções , enfim, mas, parece que gosta e esse sentimento passa além dos livros .


Sofia fica desconfiada e até interpela Dário sobre o assunto .

O curta é bem discreto , somente deixando as intenções para que o espectador viage e pense o que quer que seja .


Valeu ter visto a interpretação de Maurício Destri em um curta antes de ser famoso .

Parabéns ao diretor do curta, o pernambucano Diego Carvalho Sá que ganhou vários prêmios com o mesmo .

Eu recomendo !

"Antes de Palavras" - Diego Carvalho Sá