Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

"Tangerines" OU Os Reflexos de Uma Guerra




Imperdível filme, tem que assistir , ele é bom do começo ao fim , e com certeza deveria ter ganho o prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2015.



Tangerines, do diretor Zaza Urushadze é um filme meio da Estônia, meio da Geórgia e fala da guerra acontecida por posses de terra nessa região em 1992.


Fica bem claro o ódio que Chechenos têm dos Georgianos , e os Estônios , também da região estavam no meio .

Assim, uma vila no meio do confronto , 2 homens permaneceram em suas casas e não fugiram .


Margus (Elmo Nuganen) , ficou por causa das tangerinas , pois achava uma pena perder tudo aquilo que havia plantado .

Ivo( Lembit Ulfsak) , o mais velho ficou meio que obrigado , e para ficar com Margus .


Num certo dia, jovens chechenos pararam na casa inspecionando o local e momentos depois foram parar numa emboscada com Georgianos.

Os velhos senhores foram no local e quase todos estavam mortos, mas 2 deles ainda sobreviviam e os velhinhos os levaram para casa para tentar salvá-los .


Só que tinha um problema : Um era Checheno e o outro era Georgiano .

O Checheno Ahmed ( Giorgi Nakashidze) estava melhor  , recuperou mais rápido e prometia matar o outro .

O Georgiano Nika ( Misha Meskhi) quase inconsciente que ficou em outro quarto , também se recuperou e conflitava com o inimigo dentro da casa de Ivo.


O interessante foi ver como duas pessoas inimigas que querem matar um ao outro conviveriam na mesma casa e sob juramento ao senhor Ivo que ali dentro não se matariam , afinal tinham sido salvos pelo mesmo.

Ódio, farpas ,e até tolerância começaram a mudar o relacionamento entre os inimigos , até que outros militares chegassem na casa .


Filme belíssimo , fotografia idem e uma trilha sonora perfeita ...

Dá para entendermos o quanto a guerra mexe com essas pessoas , e isso em uma grande parte do mundo , trazendo consequências para o resto da vida ...


E aqui em nosso país, que não temos nada disso , por que não poderíamos ser pessoas melhores ??? Tínhamos que inventar outros desvios de caráter ???


Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Tangerines" - Zaza Urushadze

Nenhum comentário:

Postar um comentário