Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

"O Concerto " OU A Grande Vitória da Música


O filme de Radu Mihaileanu, começa com um ensaio de uma orquestra no Teatro Bolshoi , na Russia , e é interrompido pelo toque do celular do faxineiro , ex maestro Andrei Filipov ( Alexei Guskov) , que é advertido pelo dono do Bolshoi .


Andrei Filipov foi um exímio maestro no teatro e foi despedido por não querer separar os músicos judeus em sua orquestra . Teve o seu concerto interrompido no meio pelo diretor do Bolshoi na época , exatamente por causa da ferrenha política da época, do totalitarismo , do semitismo , e todas as outras nojeiras  que assolaram o mundo , incluindo a perseguição aos judeus .

Para continuar a frequentar o teatro, Filipov se dispõe a trabalhar como faxineiro , e numa noite, limpando a diretoria , vê um fax chegar e percebe que é um convite inesperado do Châtelet Theater de Paris  para que o Bolshoi substitua de urgência uma orquestra de Los Angeles que não poderá se apresentar .

Filipov intercepta o fax e tem a ideia de montar novamente sua orquestra e tocar Tchaikovski , realizar o seu sonho de reger o concerto até o seu final .


Fala com seu melhor amigo Sacha (Dmitri Nazarov) , que acha uma loucura sua ideia , procuram Ivan Gavrilov (Valeri Barinov), um antigo empresário , que por sinal , não foi legal com eles na época, mas, mesmo assim , ele foi o escolhido para entrar em contato com Paris e fechar o concerto .

Gavrilov fez todas as exigências , hotel, restaurante , ensaios , cachê dos músicos , só não conseguiu as passagens aéreas , que acabara dando um jeito com um milionário russo , em troca de outros favores .

E para constituir a orquestra? NOSSA , que trabalheira, porque os amigos de Filipov eram todos descolados, atrapalhados , inusitados , mas, apenas com uma sutil diferença : Tocavam como deuses , eram exímios músicos e isso era o que importava para Filipov.


Chegam em Paris, uma zona no aeroporto com os passaportes ( arranjados ) , uma outra zona na chegada ao hotel e logo uma bagunça com esses russos pelas ruas de Paris .

O engraçado , é que cada um foi atrás do seu ganha pão , do seu negócio , para ganhar um pouco de dinheiro ( que eles não ganhavam na Rússia ) . Muito boa essa parte .

Gavrilov fica louco com essa desordem russa e os franceses organizadores do evento , mais ainda .


Filipov exige que a solista seja Anne Marie Jacquet ( Melanie Laurent) , e a escolha não é por acaso .

Anne é fruto de um casal de judeus perseguido na época deFilipov .

Todos estavam preocupados com o concerto, pois temiam que os músicos não aparecessem para aparesentação .

O Châtelet Theater estava lotado , sucesso de público e vendas .


E chega a tão esperada noite ...

A música é estonteante , vale a pena só por isso !


Os últimos 20 minutos do filme é de matar qualquer amante da música clássica de tão belo !

O Concerto para violino em Ré  Opus 35 de Tchaikovski é realmente muito bonito , e mesmo para mim, um simples observador , fez com que eu tivesse a sensibilidade de me deliciar com a execução .


Finalizando , o filme mesmo com assuntos densos e políticos , não deixa de ser uma comédia .


Eu recomendo !

"O Concerto " -  Radu Mihaileanu

Nenhum comentário:

Postar um comentário