Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de julho de 2015

"A História da Eternidade" OU Era Uma Vez no Sertão de Pernambuco ...



Como é bom assistir a um filme bom, bem feito e que te faz pensar, refletir , além de te proporcionar tudo o que há de melhor em fotografia, trilha sonora e interpretação de atores .


Esse filme é " A História da Eternidade " , do diretor Camilo Cavalcante , que foi filmado no sertão pernambucano , num pequeno vilarejo, com pouquíssimas pessoas no local , mas, que são suficientes para lhe transformar , revirar sua cabeça , ao assisti-lo.


O filme começa com uma cena de enterro, uma perda de uma mãe e depois segue para a casa de uma outra família , a do Sr Nataniel ( Claudio Jaborandy) , homem grosso, forte , conservador , machista, que senta à mesa e espera que sua filha sirva a comida a todos os outros homens da casa .


Aliás, que puta ator é esse Claudio Jaborandy , que só de te olhar , já te assusta , sem mesmo precisar abrir a boca . Excelente papel !


Sua filha novinha , Alfonsina ( Debora Ingrid) , é aquela sonhadora , que espera um dia ver  o mar . Tem na parede de seu quarto várias fotos de mares do Brasil afora  e é o que mais deseja da vida .


O tio João ( Irandhir Santos ), qu mora em uma casa do outro lado , é solteiro , não trabalha pesado , e quer ser artista , ou é artista , pois vive de suas apresentações mambembes , o que traz revolta de seu irmão Nataniel , que acha que ele é vagabundo e a ovelha negra da família , uma vergonha !


Não preciso nem comentar sobre Irandhir Santos, que assim como escreveu um amigo meu sobre o filme , também acho ele o melhor ator do Brasil na atualidade .

A cena de Irandhir Santos , interpretando " Fala " dos Secos & Molhados , já vale o filme .


Além das cenas em que ele tem uma crise convulsiva , representando perfeitamente os episódios .

Das Dores ( Zezita Matos ) é a senhora caridosa e influente do vilarejo, que ajuda a todos , carismática , que recebe a notícia de que seu neto vai chegar para passar uns tempos com ela .


O neto é Geraldo ( Maxwell Nascimento ), vem do sudeste, com brinquinhos nas orelhas , cabelo descolorido , tatuagens , e todo cheio de marra .

Voltando a mãe que perdeu seu filho no início do filme, ela é Querência ( Marcela Cartaxo) , outra excelente atriz , que mora sozinha e tem um pretendente : o cego Aderaldo ( Leonardo França ) , que toca o seu acordeon todos os dias para Querência , a fim de lhe trazer mais alegria na vida . Claro que ele também é apaixonado por ela e tenta a qualquer custo conquistar o seu amor .


O filme tem festinha com forró , tem apresentações artísticas , cenas maravilhosas do sertão , tem poesia  vinda de João , e também do próprio filme, que é uma poesia , e toda a antítese relacionada ao tempo , que da mesma forma que parece que vai passar , as raízes , o lugar , os preceitos  não deixam que isso aconteça .

Não preciso falar que haverá interações entre os personagens e que essas serão fundamentais para a reflexão de todos .


Para somar, ainda tem a participação de Zbigniew Preisner , responsável pela trilha sonora , além de Dominguinhos, no seu último trabalho antes de sua morte .

Zbigniew Presiner , fez a trilha sonora da trilogia das cores ( A Fraternidade é Vermelha  , A Liberdade é Azul e A Igualdade é Branca ).

Enfim, um filme premiado que vale muito a pena ser assistido .

Eu recomendo !

"A História da Eternidade" - Camilo Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário