Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

"Tim Maia" OU O Tião da Tijuca



Assisti ao filme " Tim Maia " do diretor Mauro Lima , que conta a história de um dos maiores cantores da nossa música , baseado no livro de Nelson Motta : Vale Tudo .


Pensei que as 2 horas e 20 minutos fossem demoradas demais , mas o que aconteceu é que passou rápido demais e não dá nem para perceber ...


O filme é bem estruturado com uma ótima qualidade de imagem e som , e é narrado por Fabio ( Cauã Reymond ) , que é um amigo de Tim Maia , condensado em todos os outros amigos , ou seja : Fábio não existe , mas representa todos os amigos de Tim.


A história começa com Tião desde pequeno na Tijuca, vendendo marmita para o bairro inteiro , para ajudar no orçamento da família .


Um dia, ele se cansa , e já sem o pai que faleceu , decide ir para os EUA ganhar a vida . Mas, como ? Com que dinheiro ?


Ele aproveita que a paróquia estava enviando alguns missionários para um curso na terra do Tio Sam e já que o padre ia com sua cara , ganhou essa oportunidade de levar os outros .


Pronto! Chegou na América , e agora ? Como falar inglês , como se virar com 17 dólares, que foi o dinheiro que arrecadou para levar .

A única coisa que Tim( Robson Nunes ) tinha era o endereço de uma amiga de uma parente da amiga , e foi aí que ele conseguiu casa e comida por uns tempos.


Lembrando que no Rio, ele não conseguiu nada , diferente de seus amigos Roberto Carlos e Erasmo , que já tinham conseguido algum sucesso .

Tudo isso nas mãos de Carlos Imperial , que na época tinha um programa e colocava os garotos para cantar .

Tião que virou Tim por Carlos Imperial ( Luis Lobiana ) , sem o devido reconhecimento , tenta a sorte nos States .


Arruma uns empreguinhos, briga em todos por causa de sua impaciência e logo vai para as ruas conviver com a bandidagem local .

Iniciou-se nas drogas e nos furtos, até ser preso e passar 1 ano na cadeia .

É deportado , chega ao Rio e vai procurar o seu amigo Roberto Carlos( George Sauma ) , que por várias vezes não o atende , principalmente porque agora é a bola da vez, é famoso e não tem tempo para coisinhas pequenas.

Tim volta a procurar o amigo Fábio , que também está em alta e dá uma chance ao colega para iniciar um show.


Tim é um sucesso total e finalmente as portas se abrem para o rei da soul music brasileira .

As mulheres começam a olhar Tim ( Babu Santana ) de um modo diferente e Janaína ( Alinne Moraes ) que também representa as mulheres que Tim teve , começa a aceitar o cara que ela sempre rejeitou.

Tim e Janaína vão para todos os cantos juntos, até que Susi ( Laila Zaid ) , amiga da turma vai para Londres e não é que Tim resolve ir também , depois de alguns meses , cansado das coisas por aqui.

O período que passou em Londres foi de um inferno gigante, mergulhado no mundo de drogas, álcool e nada de música .


Tim briga com Janaína , ela retorna ao Brasil e Tim vem em seguida, desiludido com a ausência de seu amor .

Depois de várias tentativas nas gravadoras , Tim resolve se envolver com um novo estilo (Doutrina Cultura Racional ) , que tem no seu líder Manoel ( Nando Cunha ) , seu homem forte .

Tim faz um LP duplo só com músicas ligadas a seu novo estilo e demora para ser aceito , mas , quando isso acontece , ele estoura novamente nas paradas de sucesso.

Não demora muito para Tim perceber que a doutrina era uma furada e volta para o seu círculo de drogas e álcool..


Janaína volta para Tim, vem com barriga , e o sucesso juntamente com as drogas e o álcool afundam Tim cada vez mais .

Suas ausências em shows, cancelamentos , bebedeiras , e sua forma tosca de ser ,levam Tim a ser uma pessoa intragável no meio do show business.

Até que em um dos seus shows , Tim passa mal e acaba vindo a óbito .

Pra quem gosta de música , de biografias , vai assistir ao filme e vai gostar .


Destaque tanto para Robson Alves como para Babu Santana  que mergulham no personagem e fazem ótimas atuações .

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Tim Maia " - Mauro Lima




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário