Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

" Praia do Futuro" OU Os Brutos Também Amam


Assisti ao polêmico filme  "Praia do Futuro" de Karim Ainouz , que deixa claro o seu jeito de filmar logo de cara .


O filme que tem como ator principal o salva-vidas Donato ( Wagner Moura ) e a Praia do Futuro , em Fortaleza , como pano de fundo , se desenrola a partir daí, onde Donato por um infortúnio não consegue salvar um dos dois homens que estavam no mar , fato esse que nunca havia ocorrido com ele .


O sobrevivente Konrad ( Clemens Schick) é um alemão , que gosta dos esportes radicais , de motos , e estava com seu companheiro no Brasil se divertindo , quando acontece o acidente no mar .


Konrad fica desolado , e espera mais alguns dias até encontrar o corpo nas águas do mar de Fortaleza , fato esse que não ocorre .

Donato , parece meio enfeitiçado por Konrad e em poucos minutos de filme , já vemos a intenção do salva vidas cearense com relação ao alemão .


Karim Ainouz não poupa em suas cenas  as intenções , fazendo que fique bem claro  o sexo entre os dois .

Não há sentimento nas cenas , e como já vi escrito em um outro texto , os dois trepam , não fazem amor .

A sintonia é tão grande entre Donato e Konrad , aliada ao fato de que Donato faz parte de uma companhia de homens machos , que é a de salva- vidas , ele resolve ir embora para Berlim com o companheiro , deixando o irmão Ayrton ( Jesuita Barbosa ) que tanto ama , que brinca o dia todo , e que o mesmo o idolatra pelo trabalho que faz no mar , e sua mãe sozinhos em Fortaleza.


Donato pensava que fosse passar apenas uns dias na fria capital alemã , mas as coisas começaram a ficar mais estáveis e compromissadas entre os dois , fazendo com que sua decisão de voltar ao Brasil fosse adiada .

Donato já fala até alemão, consegue emprego  numa piscina, o cabelo cresce e  1 ano depois , Ayrton , aparece lá de supetão , a procura do irmão que tanto ama e o deixou na terrinha .


A cena de reencontro foi de fúria, raiva , rancor , pois esse era o sentimento que Ayrton tinha do irmão que os deixara .

Mais uma cena ou outra de sexo, nudez entre os dois atores  , reafirmando o dedo do diretor , somando -se a atuação de Jesuíta Barbosa , culminam no final do filme.


Não espere um enredo forte , nem muita emoção , o filme tem um outro segmento .

Interessante a alusão aos heróis de filmes , desenhos e da vida ,como : Aquamen ( Donato ) , Motoqueiro Fantasma ( Konrad ) e Speed Racer ( Ayrton) .


Outra coisa que não podemos deixar de mencionar é a fotografia : A Praia do Futuro em Fortaleza e depois, Berlim , na Alemanha , como polos , tempos e cores diferentes .


Destaque para Wagner Moura , pela coragem de atuar como se tivesse fazendo qualquer outro filme que já fez .


No final , o filme nos presenteia com a incrível canção de David Bowie ( Heroes ) , querendo novamente nos dizer algo desses Donatos, Ayrtons e Konrads da vida ...

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Praia do Futuro " Karim Ainouz

Nenhum comentário:

Postar um comentário