Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de junho de 2014

"Um Réquiem Para Antônio " OU Tudo o Que Faz Gabriel Villela é Sempre Muito Bom !


Fui assistir ao espetáculo " Um Réquiem Para Antônio " do excelente diretor Gabriel Villela , no Theatro Pedro II , nesse último dia 30/05/2014.



É claro que foi excelente , tinha tudo para ser, desde a confecção do folder da peça , ao cenário , atores , trilha sonora à direção de Gabriel Villela.


Com uma adaptação de texto de Dib Carneiro Neto ,a peça fala dos últimos dias do compositor Antônio Salieri , que de uma forma burlesca , onírica e espalhafatosa , faz um acerto de contas com o rival e invejado , o morto , Wolfgang Amadeus Mozart .


Foi muito engraçado a recriação desses fatos que ocorreram na Austria dos compositores , a respeito da perseguição  de Salieri ao monstro da criação Mozart.


Por que ele era um gênio e Salieri , não ?


Salieri nos conta da genialidade do compositor , mas também nos conta as peripécias sexuais do invejado , que adorava o jogo do sexo , e inclusive foi acusado de ter roubado de Salieri , a única mulher que o compositor italiano tinha gostado .


E Salieri, matou mesmo Mozart com um copo de veneno ? Encomendou um réquiem ao compositor ?


O autor mostra a inveja como um dos personagens principais dessa peça , suas implicações  e consequencias , trazendo para o mundo contemporâneo , um dos mais vis sentimentos do homem .


E o picadeiro idealizado por Gabriel Villela para nos contar tudo isso ? Sensacional , com objetos de cena que dão a sua assinatura , como a mesa de bilhar , as bolas , o espelho , o figurino dos bufões ,os vasos de flores , o leito de morte , a poltrona verde , o espaço acortinado de vermelho que as mulheres iam e vinham .
E a história do passarinho ? Vale a pena ...Momento comovente da peça .


Os atores ?

Nossa , sem comentários !

Primeiro , tive a oportunidade de assistir antes do espetáculo , algo que nunca tinha visto antes e que foi simplesmente fantástico : A passagem de voz , aos exercícios corporais e incorporação dos personagens , sob o comando de alguém que conhece tudo da técnica vocal .


Parabéns !

Elias Andreato ( Salieri ) e Claudio Fontana (Mozart ) formam uma dupla perfeita, sincronizada , dando um show de interpretação no palco .

As tiradas de Salieri , principalmente às voltadas para o nosso mundo contemporâneo , são ótimas e de muito humor , como por exemplo : Ah! Tive uma queda ... rsrsrsrs


Completando o elenco Mariana Elisabetsky , Nábia Vilela e o pianista Fernando Esteves  dão um show de música e voz .


Você sai do teatro com a missão cumprida de ter assistido à uma grande peça de arte , e te estimulando ainda mais a ver coisas do gênero , do gênero de Gabriel Villela e desses atores maravilhosos como Elias Andreato .

Peça para deixar teatro lotado , peça para quem gosta de teatro, peça para quem gosta da arte bem feita.


Valeu a pena !

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário