Powered By Blogger

terça-feira, 6 de maio de 2014

"Yayoi Kusama " OU NARCISSUS



Nessa segunda visita a Inhotim , quis saber mais da artista pop japonesa Yayoi Kasuma , resposável pela instalação a céu aberto " NARCISSUS" , 2009" .

Essa é uma réplica digamos assim da que fez fora da Bienal de Veneza , criticando à arte pela sua não inclusão à mesma Bienal , vendendo as esferas por US2 , com o slogan : Narcisismo à Venda !


Yayoi Kasuma , é japonesa , da Arte Pop , de 84 anos , que tem esquizofrenia  e sempre teve problemas de relacionamento desde sua infãncia até os dias de hoje .

Começou a se tratar justamente com a arte e com o que mais via com suas alucinações , que eram pontos e bolas .

Usa isso em quase todos os seus trabalhos , assim como o seu padrão repetitivo e de acumulação , exatamente assim com enxerga em seu mundo .


Também chamada de Polka Dot , diz que se não fosse a arte , já teria se matado há muito tempo.

Narcissus , é uma obra belíssima., interativa , que tem o vento o grande causador da dinâmica de posicionamento das esferas prateadas , o contato com a água , o reflexo que a mesma e a esfera nos dão , sugerindo também a ideia narcisista .


E fazendo com que todos que ali passam possam se lembrar da história de Narciso :

Um jovem belo e orgulhoso, filho do Deus Céfiso e da Ninfa Liríope, que quando completou 15 anos, Liríope consultou um adivinho, perguntando se seu filho teria vida longa .
Foi então profetizado, que Narciso jamais poderia ver o seu reflexo , pois esta  seria a sua ruína.

Ele era lindo e causava amor e paixão de muitas ninfas, mas,sempre rejeitou todas elas , inclusive a Eco, que então definhou e morreu .

Nêmesis, deusa da vingança, então apiedou-se da moça e fez com que narciso visse o próprio reflexo e se apaixonasse por ele , enamorando a si mesmo .

Deitou-se no banco do rio e admirou o próprio reflexo, onde definhou , sendo depois construído uma mortalha para que seu corpo fosse enterrado , mas, quando as ninfas lá chegaram, avistaram apenas uma flor : O Narciso .



Assim, vale a pena  a visita à obra cheia de caracterizações pessoais e mitológicas da artista pop japonesa Yayoi Kasuma em Inhotim .

 Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário