Powered By Blogger

terça-feira, 20 de maio de 2014

"Tatuagem " OU Desbunde , Escracho , Arte


Fazia tempo que esperava para assistir a esse filme , e quando chegou , já dei um jeito de poder desfrutar dessa visão bem satirizada e lúdica do diretor Hilton lacerda e o seu  "TATUAGEM  ".

O filme conta a história de uma trupe de teatro comandada pelo excelente Irandhir Santos ( Clécio ) , que aliás já está virando figurinha carimbada nessa safra atual do cinema pernambucano e nacional , que dirige o pessoal do Chão de Estrelas ".


Pessoal esse que tem Paulete ( Rodrigo Garcia ) , outro desbunde de interpretação , que chama a atenção com seu  tipo bem exótico e desbochado de ser .

Clécio tem uma ex mulher Deusa ( Sylvia Prado ) e um filho com ela , antes de se firmar com um gay no verdadeiro sentido da palavra .


Isso não tem importância alguma para Deusa e seu filho que adoram conviver com o pai e ex marido na trupe .

Outra figura presente nos shows da galerinha de Recife é o professor Joubert ( Silvio Restiffe ) , que mistura poesia à filosofia e agrega sempre em suas apresentações discursivas .


Paralelamente à Trupe , temos a história de Fininha ( Jesuíta Barbosa ) , um jovem adolescente que serve o exército  na capital e deixa sua família  e namorada no interior .

Fininha tem um problema : O seu grupo é meio enciumado dele pois desconfiam que ele tenha privilégios com o sargento.


Certo dia , Fininha procura Paulete na boate para entregar uma encomenda de sua namorada ( então irmã de Fininha ) e acaba por assistir ao show da trupe .

E gosta !


Se encanta por Clécio que também fica encantado com o doce Fininha .

Começa  aí, uma nova história , agora de amor , acompanhada de ciúmes e revolta de Paulete ( já que Fininha é namorado de sua irmã ) .


Fininha também tem problemas no  batalhão, já que o sargento e um de seus companheiros fica sabendo de seu envolvimento com essa turma e acaba querendo tirar proveito disso, punindo-o, mudando o rapaz de posto .


O enredo conta com uma trilha sonora animada e bem escrita , fazendo com que a música do Cú seja hilária , tanto musicalemente falando como visualmente , já que os dançarinos a dançam todos de bunda para a plateia .

Há também a participação de Johnny Hooker , com a música Volta , que dizem até que a TV Globo o contratou para participar dessa novela das 19 horas( Geração Brasil ) por sua participação no filme .


O filme é colorido , musical, afetuoso e claro , fala das mazelas , desejos e anseios do homem , seja ele um homem comum , um homem do exército , um homem da  vida .

Vale ressaltar também que o momento retratado no filme, é o da ditadura militar , fazendo alusão à censura por eles sofrida  e todos os aspectos citados anteriormente .


Tenho vontade de assstir novamente pela quantidade de símbolos apresentados pelo diretor que talvez eu possa aproveitar mais em uma nova observação .

Valeu a pena  !

Eu recomendo !


"Tatuagem "- Hilton Lacerda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário