Powered By Blogger

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

"Serra Pelada" OU Ganância No Pará dos Anos 80



Assisti ao filme "Serra Pelada " do diretor Heitor Dhalia , que mostra um pedacinho da história do Brasil , especificamente do Pará , na busca pelo dinheiro , ou melhor, pelo ouro .


O filme conta com Juliano Cazarré ( Juliano ) e Joaquim (Júlio Andrade ), que saem do Rio de Janeiro em busca de voltarem ricos .


O destino : Serra Pelada !


Os dois começam timidamente nos negócios , por baixo mesmo, mas é Juliano que se destaca e vai subindo de posto , a trancos e barrancos .


O ganho de algumas pedrinhas, e a bufunfa nas mãos faz com que Juliano e Joaquim acabem se tornando patrões , comandando uma boa parte dos barrancos .


Faz também que esse poder suba a cabeça de Juliano, que por pouca bobeira, mata mesmo a quem quer que seja : as Marias ( Bichas ) e até mesmo o cafetão e amante Carvalho ( Matheus Nachtergaele) de sua amada Tereza ( Sophie Charlotte ).


Agora com o caminho livre, já que Carvalho era o principal dono dos barrancos na mina de Ouro , Juliano quer mais e se envolve também com o tráfico de drogas .

Interessante mostrar como mesmo nesse negócio o governo não ficava sem tirar o seu , como a implantação de uma caixa econômica que pegava uma porcentagem na troca do ouro pelo dindim.


Surge mais um grandão do pedaço Lindo Rico( Wagner Moura ) , que também mata por pouco , arruma desordens e até inimizades que desfaçam uma sociedade.


Fez isso com Juliano e Joaquim , fazendo com que o comparsa de Juliano passasse maus bocados , já que não aguentava mais ficar ali e queria a todo preço voltar para o Rio de Janeiro para sua mulher e filha .


Trapaça , assassinatos , bebida, droga, prostituição masculina e feminina , tráfico , armas , tudo existia lá dentro além do OURO .


No final , Joaquim consegue voltar para sua casa , tem uma recompensa e as coisas no Pará ainda rendem tiros ...


Valeu a pena !

Recomendo !

"Serra Pelada" - Heitor Dhalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário