Powered By Blogger

domingo, 5 de janeiro de 2014

"O Escafandro E A Borboleta " OU Um Caso De AVC



Assisti ao filme "O Escafandro E A Borboleta " do diretor  Julian Schanabel e por mais que seja um filme sensível , diferente e até com uma história referente a um assunto da minha atividade profissional , eu esperava mais .


O filme então fala da história de Jean Dominique Bauby ( Mathieu  Amalric) , de 43 anos de idade, editor da revista Elle , que de repente , tem um AVC ( Acidente Vascular Cerebral ) e acordando alguns dias após, nota-se que o mesmo desenvolveu uma síndrome rara , compartimental , onde  apresentava paralisia de todo o seu corpo , ficando apenas com a movimentação do piscar de olhos do olho esquerdo  e sua mente , que estava intacta e fervilhando  de não aceitações , de lamentações , desespero , mas também de idéias  e uma imaginação bem fértil .


O filme conta com a atuação de ótimos atores , e uma mostra muito importante do que é uma equipe multidisciplinar e o que ela é capaz de fazer, de ajudar e conseguir melhoras na vida de um sequelado de AVC.


O mais espetacular de tudo isso , é que Jean Dominique pode rever conceitos , julgamentos e até atitudes que teve antes de sua doença e ser capaz de com apenas o piscar de um olho , escrever um livro que leva o mesmo nome do filme .


Mesmo com a negação de Jean Dominique , enclausurado em seu escafandro , uma hora ele resolve mostrar a sua cara e sair de seu casulo , como se fora uma borboleta ...


É muito ruim o tempo todo você ver a imagem de um paciente na cama , imóvel , que tem de certa forma, um rosto deformado , e que apenas pisca o olho esquerdo para se comunicar, sendo que uma piscada é sim e duas piscadas é não .


O filme foi muito bem aclamado pela crítica que o coloca como um dos melhores já vistos .


Como eu disse no início , para mim , que sou médico não me surpreendeu o tanto quanto para pessoas de outra profissão . Esperava mais ...

De qualquer forma , valeu muito a pena !

Eu recomendo !


"O Escafandro E A Borboleta " - Julian Schnabel


Nenhum comentário:

Postar um comentário