Powered By Blogger

sábado, 18 de janeiro de 2014

"Moscou" OU Descontruindo Tchekhov


Aprecio muito o trabalho de Eduardo Coutinho , o diretor do filme "Moscou" , que acompanha o dia a dia do grupo de teatro Galpão de Belo Horizonte , durante os ensaios da peça "As Três Irmãs " de Anton Tchekhov , deixando por conta do grupo o que fazer , o que falar e o que encenar nessas 1 hora e 15 de filme .


O filme contou com a participação do diretor Enrique Diaz  e seguiu com os mesmos propósitos de Eduardo Coutinho.


Assim , o que vamos tentar compreender da nossa maneira é sobre a história das " As Três Irmãs " , que sonham e falam o dia inteiro em voltar para Moscou.


O filme é muito rico, cheio de citações da peça , mas também com partes dos próprios atores do grupo Galpão, misturando assim ficção com realidade (talvez ), pois também  não sabemos se os exercícios propostos pelo diretor para o grupo , foram executados  de uma maneira real ou não, principalmente no que tange as fotografias  e as memórias do passado ,assim como a elaboração de um futuro.


Arte , é o que podemos ver no trabalho de Eduardo Coutinho , cenas realmente que vieram do improviso do grupo , que teve apenas 18 dias para um ensaio de uma peça e todo o estresse dos atores para que algo saísse realmente bem feito .


Você comprova no filme , cenas que não têm nada a ver com Tchekhov, mas e daí, para Coutinho, tudo pode ser possível .


Trechos de música de Roberto Carlos, hino regional , isqueiros se acendendo num breu total ...

O mais interessante de tudo é que no documentário , você tem a noção da história e do peso emocional de "As Três Irmas " , somados ao peso da interpretação e da carga emocional de cada ator que apresenta os seus personagens , ou seja , parece que estamos assistindo 2 peças em uma .


Tudo é feito de uma forma bem séria e Eduardo Coutinho apenas deu os primeiras falas no início e finalizou o documentário , observando assim , de fora , todo o contexto criado pelo Grupo galpão .

No final ,Coutinho fala as palavras derradeiras de Olga , e porque não , as dele também :

"Nossa vida ainda não terminou, nós viveremos ! "

Gostei muito do filme !

Eu recomendo !


"Moscou"- Eduardo Coutinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário