Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"Frances Ha " OU Filme Muito Gostoso de Se Ver



Que delícia assistir ao filme de Noah Baumbach , " Frances Ha " , excelente , gostoso, leve , musical , natural , que dá até vontade de fazer parte dele .


O filme conta a história de duas amigas inseparáveis , desde o tempo de colégio Frances ( Greta Gerwing ) e Sophie ( Michey Summer ) , que moram juntas, dividem um apartamento num lugar razoável de Nova York , e não se separam , curtem a vida juntas, riem, pulam, dançam, comem juntas, dividem o mesmo cigarro  e falam a respeito de seus respectivos parceiros uma para outra .



Apesar de 28 anos, Frances parece uma moleca, que não cresceu , é bem vigorosa , não pára o tempo todo , tem muito gás e disposição para trabalhar como assistente em uma escola de ballet , pois ela é dançarina e pretende ainda estar dentro da própria companhia , ganhando assim o seu mísero ganha-pão , dinheiro que dá certinho ou falta para pagar seu aluguel e sobreviver na Big Apple.


Logo de início , ela quebra o relacionamento com seu namorado , tudo porque ele queria que ela fosse morar com ele , e não era assim que pensava, já que não deixaria Sophie sozinha no apartamento jamais.

Mas, foi justamente o contrário que acontece, Sophie revela que vai deixar o apartamento para morar em um outro bairro com outra garota .


Frances fica muito desapontada, mas segue sua vida , vai à Sacramento , cidade dos seus pais , no período de festas natalinas , volta , segue sua rotina e procura por um novo apartamento .

Sem querer , conhece dois amigos que moram juntos , filhinhos de papai e ela fica por uns tempos com eles .


Lev ( Adam Driver ) e Benji ( Michael Zegen ) são bem descolados também, sendo que o primeiro troca de mulheres todos os dias para fazer sexo e o segundo se diz inamorável  ( bem mais ao estilo de Frances ).

Frances tem problemas para pagar o aluguel, e sai do apartamento , tendo que procurar um novo canto para morar , sempre com muito entusiasmo e  a cabeça erguida .


Conhece um novo pessoal, inclusive um casal que tem um apartamento em Paris , que ela resolve de um dia para o outro fazer uma viagem de 2 dias .


Como ? Ah, é só usar o cartão de crédito ...
E não é que ela saiu de Nova York e foi para Paris , ficou no apartamento do homem que lhe emprestou por 1 dia e meio e retornou à Nova York ...

Nessa época, Sophie já está bem engajada com seu namorado Patch ( Patrick Heusinger ) , que recebe uma proposta de trabalho no Japão e aceita .


Mais uma dessas roubadas da vida que faz Frances sesentir ainda mais sozinha, pois vê a amiga ficando cada vez mais longe dela .

Tudo passa , até que o avô de Patch  falece e eles voltam para o enterro , mas Sophie já não quer mais viver no Japão e nem ficar com Patch , momento em que as duas amigas voltam às suas origens e se declaram uma à outra ...



Como dizem no começo do filme : " Somos duas lésbicas casadas há muito tempo, que não fazem mais sexo ."

É uma relação muito legal , parecendo que uma realmente depende da outra .


Destaque para as atrapalhadas de Frances durante o filme , suas frases , seu jeito despojado de ser , seus passos de dança , a relação com as pessoas da forma mais natural e amigável possível ...

É impossível não gostar de Frances , de seus sonhos , de sua forma de ser ...


No final ...

Mais uma vez me deparo com uma ótima trilha , e claro destacando " Modern Love " de David Bowie , um mestre , que faz caber suas músicas em qualquer lugar, em qualquer época , que tudo fica muito bom .


Valeu muito a pena !

Ah ! Esqueci de dizer que o filme é todo em preto-e -branco , característica dos produtores brasileiros : Rodrigo Teixeira , Fernando Loureiro e Lourenço Sant'anna .

Eu recomendo ! 

"Frances Ha" - Noah Baumbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário