Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

" Clube De Compras Dallas " OU Um Pouco Mais Sobre O Início Da AIDS



Mais um filme que vem nos contar outros detalhes do início da AIDS , com uma atuação de Matthew Mc Conaughey soberba , já que emagreceu mais de  15 kilos para fazer esse papel .


Trata-se de " Clube De Compras Dallas " , do diretor Jean-Marc Vallée , lançado agora em 2013.

O filme fala de um eletricista Texano , Ron Woodroof ( Matthew Mc Conaughey) , todo machista e desengonçado, que adora frequentar e participar de rodeios , que certo dia descobre por acaso ser portador do vírus HIV.


A notícia lhe surpreende muito , já que imaginava que essa doença fosse apenas de homossexuais , como foi o caso de Rock Hudson, que acabara de morrer .

Não acreditando muito no médico que lhe havia dado a notícia , foi estudar e ler sobre a mesma, descobrindo que também era transmitida , por bissexuais , usuários de drogas injetáveis e aqueles que têm relações sexuais desprotegidas , que foi o seu caso .


Aí, Ron , que já era um bom beberrão , e um cheirador de cocaína com frequencia , sente-se realmente com a doença, e com poucos dias de vida , já que o médico que lhe deu a notícia, Dr Sevard ( Denis O'Hare ) lhe dava apenas uns 30 dias de vida, devido à sua carga de CD4  baixíssima .


Ron , que apresentava uma tosse crônica e um emagrecimento , estava com AIDS .

Isso, fez com que todos os seus amigos de bares , vizinhos e trabalho , se afastassem do seu convívio .


Ron vai então buscar mais informações sobre a doença, passa a estudar em bibliotecas e pedir apoio no hospital, principalmente  para Dra Eve saks ( Jennifer Garner) que acabou tornando sua amiga .

A época era do advento do AZT , e todo o aparato para a sua disponibilização e aprovação pelo FDA corria em ventos de popa .

Mas, não era distribuído ainda , principalmente por causa de ainda não saber de sua eficácia e de seus efeitos colaterais .



Ron, fazia de tudo para conseguir seus comprimidos, subornando funcionários do hospital e indo buscar em outros lugares , até no México .

Tudo que ele sabia de alguma droga que pudesse reduzir a carga viral de seu corpo e obter uma cura ele ia atrás e trazia para si .

Foi várias  vezes ao México buscar drogas , tendo muitas dificuldades de passar na fronteira com esse aparato farmacêutico todo .


Isso fez com que Ron passasse de seus 30 dias previstos , para 1 ano e assim caminhava esse grande lutador , para obter uma qualidade de vida um pouco melhor.

Nessa caminhada , faz amizade com Rayon ( Jared Leto) , uma trans , que também usava o AZT , apesar de todo o seu preconceito contra os homossexuais .


Abre em sua própria casa /estabelecimento , um lugar de busca desses  medicamentos obtidos , já que  tinha em  mente que o AZT acabava com o organismo do doente e não era tão eficaz assim .

Tudo era muito inicial , pesquisas , interesses econômicos , laboratórios , FDA , enfim ... uma guerra contra esse novo e devastador vírus que matava a cada dia mais pessoas .


Primeiro foi a vez de Rayon vir a óbito  e anos mais tarde o próprio Ron também falece da doença .

Mas, foi uma grande batalha e um grande avanço na história dessa doença , que nos anos 80 parecia que iria devastar os homens  que faziam sexo .


O filme em momento algum é piegas , não te faz chorar , não é deprimente e quer te ganhar pela história , pelos conflitos entre a indústria farmacêutica x médicos x FDA , e pela luta das pessoas por novas informações e possibilidades de sobrevivência .

Valeu a pena !

Oscar para Matthew Mc Conaughey !

Eu recomendo !



"Clube De Compras Dallas" - Jean-Marc Vallée

Nenhum comentário:

Postar um comentário