Powered By Blogger

terça-feira, 28 de maio de 2013

"Ilha Das Flores " OU O Melhor Curta- Metragem Brasileiro


Assisti pela 4ª ou 5ª vez o melhor curta-metragem brasileiro " Ilha das Flores " , com a direção de Jorge Furtado .


O curta é de 1989 , mas continua atual e valendo nos dias de hoje, tanto é que é usado em quase todos os cursos de saúde pública , como material didático e uma ferramenta de discussão .


O porquê  disso ?  É que Jorge Furtado foi genioso ao mostrar a trajetória de um tomate desde a sua plantação até a sua chegada no lixo .


Esse ciclo contém em seu interior , o ser humano capaz de pensar , os porcos , o capitalismo , a globalização  , o materialismo , o ceticismo religioso , a miséria , crianças e mulheres  famintas  , e a Ilha das Flores .


Assim , nessa mistura toda , o tomate, assim como o lixo , porcos  e o ser humano tem o mesmo nível  e estão na mesma escala de uma  evidente  desigualdade social .


O curta , que tem a duração de mais ou menos 13 minutos, é muito inteligente , dinâmico  e conta com a música " Fantasia sobre O Guarani " de Geraldo Flach, com Zé Flávio na guitarra .


No final, uma citação da imortal Cecília Meirelles  " Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda . "

Vale a pena assistir várias vezes !

Eu recomendo !
"Ilha Das Flores " - Jorge Furtado 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

" SICKO " Ou A Realidade Dos Sistemas de Saúde no Exterior


Assisti esse filme pela 2ª vez , e novamente gostei muito , resolvendo então fazer uma postagem , para que as pessoas possam se interessar e assisti-lo também .

Michael Moore , o diretor de " SICKO "  , quer mostrar nesse documentário como é doente a saúde nos EUA .


Isso porque , há uma enorme contradição entre a riqueza do país  e a má qualidade de vida , decorrente  da desorganização dos setores assistência médica  pública e privada , na lógica capitalista  de manutenção dos lucros  das asseguradoras de saúde .


Tudo isso por medo talvez de encontrar uma medicina socializada , que é exemplificada pelos modelos canadenses e britânico .

Você vai ficar abismado em ver como os EUA trata os seus doentes , e aí sim , dar valor ao grande SUS , que existe no BRASIL  e que agrega a tudo e a todos .


Se você não for assegurado nos EUA , você corre o risco de morrer , de não ter assistência médica , e tudo o que você tem , mesmo se for assegurado , o seguro quer te manobrar em todos os sentidos para não te pagar  e sim te extorquir .

Conheço algumas pessoas que moram nos EUA e vêm fazer o seus tratamentos de saúde aqui no BRASIL , por ser mais barato e mais confiável .


Tudo é muito caro no sistema de saúde americano , e não há governo que consiga mudar essa situação  , já arraigada na terra do TIO SAM$ .

O filme , mostra depois comparações com os sistemas de saúde no Canadá , na França, na Inglaterra , Itália    e em Cuba , onde dá exemplos em todos eles com americanos que lá vivem e nem acreditam que possam estar usufruindo de toda a estrutura  que esses países  lhes oferecem no quesito saúde .


Assim, acho que também nos fortalece cada vez mais em acreditar em nosso sistema de saúde , que é único , descentralizado , universal , e de uma forma ou outra tenta aplicar os princípios da equidade , dando mais , para quem tem menos .

Assistam esse filme , vocês terão uma surpresa muito grande ...

Ah ! E cuidado para não ficar doente nos EUA !!!

Vale a pena !

Eu recomendo !

"SICKO "- MICHAEL MOORE

"Somos Tão Jovens " Ou O Início Da Legião Urbana


Confesso que esperava mais de " Somos Tão Jovens " , apesar de todos os amigos que assistiram  e eu perguntei sobre o filme , gostaram .


Mas, gostaram das músicas , que tocam do começo ao fim , da parte nostálgica  da banda  que não existe mais , de suas letras , e isso pra mim é pouco .


Bem, vamos ao que interessa , pois o filme , com a direção de Antônio Carlos de Fontoura , vem com a pretensão de mostrar ao público a história da formação do Legião Urbana , desde a juventude de Renato Russo e seus amigos em Brasília , até o BOOM da Legião .


E foi assim que nós vimos, um Renato( Thiago Mendonça ) acabando de chegar com sua família do Rio de Janeiro e se instalando em Brasília , e logo tendo uma epifisiólise , um problema ósseo que o fez ficar de molho em casa por uns tempos .


Tempos esses , que serviram para ele escutar muito rock'n roll , punk e outros gêneros e começar na bagunça da vida musical .


Sua amiga inseparável , Aninha ( Laila Zaid ) , que era apaixonada por ele , insistia em Renato , que nem sempre , correspondia , chegando a magoá-la por algumas vezes .


A relação com seus pais nunca foi tão fácil , e tudo era muito novo para Carminha ( Sandra Corveloni ) e Dr Renato ( Marcos Breda ) .


Foi aí , que depois de várias investidas, surge o " Aborto Elétrico " , que com o parceiro  Fê Lemos ( Bruno Torres ) , Renato começa a se exibir em Brasília timidamente .

O filme mostra ainda algumas passagens em outras cidades , onde fizeram shows , outras bandas que nasciam  ao mesmo tempo em Brasília  e muita música , mas muita música mesmo , que faz com que todos cantem junto .

Algumas sacadas leves sobre sua homossexualidade e o uso de bebidas e drogas , mas , muito superficial  , e o filme termina quando é formada a "Legião Urbana " , no seu auge , arrebatando milhões de fãs que são fiéis até os dias de hoje .

Esperava um pouco mais de pegada , de mais vigor , já que nem tudo foram rosas na vida do poeta candango .

Quem sabe em uma continuação ...

"Somos Tão Jovens " - Antonio Carlos De Fontoura
 

domingo, 26 de maio de 2013

"BRINCA " Ou Mais uma dos Estúdios Kaiser em Ribeirão


Nesse ultimo sábado , 25/05/2013 , aconteceu nos Estúdios Kaiser , a segunda edição da " BRINCA " , que não poderia ter sido melhor .


Eu , que já sou fã do local, saí de lá , por volta das 04:00 , pois estava muito boa a festa .


Festa essa toda decorada com balões coloridos , temas daquela época dos anos 80 e 90 , disco de vinil na parede  e um ambiente todo remetido á uma brincadeira .


Até nos banheiros , havia fotos de homens e mulheres , das revistas antigas da época .


Na galeria de arte , representada em grande estilo por Toia Fonseca , uma grande exposição de obras , com um som ambiente muito gostoso .


Bem ao lado, artistas locais , produziam naquele instante , obras de acordo com sua inspiração do momento  , destaque para Beto Candia .


Havia o cantinho do " Mela a Cueca " com som bem lentinho e romântico dos anos 80 e 90  , e uma decoração apropriada .


Vários bares instalados para uma melhor aquisição das bebidas .


O canto do cinema , com 2 filmes programados para a noite .


E  o galpão da danceteria , esse bem grande , que acolheu todo o público , com DJ e máquinas de fliper /jogos , remetendo à epoca .


Foi tudo muito bom e tudo saiu bem legal , deixando novamente uma ótima impressão do evento , que já virou mania nas noites de Ribeirão Preto .


Parabéns aos organizadores !


Valeu a pena !


Eu recomendo !

"Cauby Peixoto " Ou Um Grande Personagem da MPB


Tive a oportunidade e o prazer de conhecer esse grande  e performático  cantor , que fez 2 apresentações na "Casa do Dedé " , em Ribeirão Preto , nos dias 22e 23/05/2013 .


Trata-se de Cauby Peixoto , um ícone na MPB , que com 82 anos , ainda nos dá o privilégio de ouvir a sua voz e assistir a sua performance .


A casa , totalmente lotada nos dois dias , recebe Cauby , que amparado pelos seguranças, por causa de sua dificuldade em andar , senta em sua poltrona , e acompanhado de ótimos músicos , começa o seu show .


Músicas como New York ,New York  , Conceição , Bastidores , Dois Pra Lá, Dois Pra Cá  , e outras mais , que cantou com Dedé e integrantes da casa , Cauby , emocionou quem ali estava .


A gente sai com a impressão de ter visto e ouvido um dos maiores cantores da MPB , que com seu personagem ,encantou a todos .


No final , tive até o prazer de cumprimentá-lo pelo show , dando a mão a ele , pois passou pela minha mesa , antes de sair da casa .

Valeu a pena !


Eu recomendo !

"Rod Hanna - On Broadway " Ou Mais Uma Vez , Um Show no Theatro Pedro II


Assisti pela 3ª vez , o espetáculo " Rod Hanna - On Broadway " , no Theatro Pedro II , e  mais uma vez , a casa estava lotada e o público delirando com os sucessos do grupo mais famoso de Ribeirão Preto .


Apresentando as releituras dos musicais , como A Bela e a Fera , Flashdance , Priscilla ,  Fantasma da Ópera , Cats , Moulin Rouge , Sister Act  ,  Rock Of Ages , Mamma Mia , Saturday Night Fever , e um novo número nesse show  " Grease " .


O figurino dos integrantes da banda é impecável ,deixando  a produção  no mesmo nível de outros grandes  musicais .


O cenário , com um telão enorme apresentando cenas dos musicais e da própria banda , arrasa no visual , assim como , aquele carrinho amarelo , plataforma  para uma grande mesa de som .


Nora Hanna  arrebenta em tudo o que canta , e agora com a barriguinha já aparecendo, pois vem aí um novo filho do casal .


Rodrigo Laguna , acerta no visual , principalmente  com  a cabeça prateada , além de seu vocal sempre inovador .


Os bailarinos , sempre perfeitos e simpáticos , dando um " UP" na produção do show.


E o público , esse sim , sai com a impressão de ter assistido um ótimo espetáculo .


Valeu a pena , de novo !


Eu recomendo !


Parabéns ao Hod Hanna !!!


Trecho  do novo número do musical