Powered By Blogger

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

"Compliance" OU O Telefonema Mais Longo De Um Filme


Assustador !

Começaria assim minha postagem sobre o filme " Compliance " do diretor Craig Zobel , que não tem título em português , mas é de uma crueldade imensa.

Baseado em fatos reais , o filme fala de um suposto roubo que aconteceu em uma lanchonete de fast-food , onde a acusada é uma funcionária loirinha .


Como o dia para a lanchonete já não começa bem , já que o estoque de bacon está praticamente esgotado por causa da ineficiência de algum funcionário que deixou a porta do freezer aberta , os ânimos da gerente Sandra ( Ann Dowd ) não estão muito amigáveis .


Tudo começa com um telefonema , atendido por um funcionário que é passado À Sandra, dizendo ser da polícia .

Sandra atende, escuta a história do policial que diz que está com uma mulher que acabara de ser roubada em sua lanchonete por uma funcionária , e com a ajuda de Sandra, essa é identificada como Becky ( Dreama Walker ).


A mesma foi chamada para uma sala dentro da lanchonete e começam as instruções do policial para a revista da garota .

As informações são todas passadas por telefone , e Sandra concorda em fazê-las com a permissão de Becky , inclusive tirando suas roupas para verificar a presença do dinheiro que poderia estar escondido .


Becky fica nua , e a colega dá um avental para a mesma se esconder , pois as roupas segundo orientações do policial deveriam ser colocadas no carro de Sandra, pois eles já estariam a caminho da lanchonete para inspecioná-las .

Tudo é feito conforme o policial comanda , e várias pessoas da lanchonete são chamadas para vigiar Becky , inclusive o noivo de Sandra que nem lá estava ,pois estava bebendo umas cervejas com um amigo , ajudou no caso no telefone e foi o que mais se complicou na história , pois acabou estuprando Becky a mando do policial .


Por fim, um antigo funcionário chega à lanchonete , vai ao telefone também e se nega a realizar os mesmos comandos do policial , acabando por suspeitar de um trote .

Confirmada a fraude do telefone e policial , agora sim a polícia entra em ação  para desvendar o estupro e humilhação recebidos pela funcionária de uma lanchonete .


Sandra não se conforma como foi influenciada pelo telefone , não quis nem saber mais do noivo a partir daquela noite e respondeu por aspectos legais do caso , assim como a lanchonete .

O caso aconteceu em vários estados dos USA , da mesma forma , a funcionária recebeu uma grande indenização pelo ocorrido , a gerente  foi mandada embora de seu trabalho e o Mc Donalds em 2004 , teve que pagar uma grande soma , pois um de seus funcionários caiu também no conto do policial .

Filme ótimo para aprendermos a questionar as coisas , pensar antes de agir  e seguir comandos de quem não conhecemos , porque a maioria pensa que é melhor fazer calado do que se complicar ainda mais ...

Valeu a pena !

Eu recomendo !


"Compliance" - Craig Zobel


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário