Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"Meu País" OU Problemas De Saúde Mental


O filme de André Ristum , "Meu País " , trata de assuntos familiares e principalmente a aceitação de entes queridos com algum tipo de deficiência intelectual .


É essa a história , onde Marcos ( Rodrigo Santoro) , um grande empreendedor , que mora em Roma há muito tempo, casado com Giulia ( Anita Caprioli ) , recebe um telefonema de seu irmão Tiago ( Cauã Reymond ) , contando sobre a morte de seu pai Armando ( Paulo José ) .


Assim, depois de muito tempo fora, Marcos vem com a esposa Giulia para o Brasil para o enterro do pai , e numa dessas conversas com o médico e amigos da família , fica sabendo de coisas que não gostaria nunca de saber , como por exemplo, dos problemas financeiros que a empresa de seu pai passa, principalmente pela não cooperação de Tiago , que hoje é um moleque viciado em JOGATINA, cocaína e alcoolista , além de ser um bom vivant.


Mas, a grande revelação quem deu foi o médico de seu pai, contando que Marcos tinha uma meia irmã, e essa estava internada numa clínica psiquiátrica particular .


Indo atrás do fato, Marcos é pego de surpresa com as declarações médicas, de que Manuela ( Débora Falabella ), não pode mais permanecer na clínica, e sim deve voltar imediatamente ao convívio social e familiar , para que seu problema intelectual  não volte a regredir .


Marcos , inicialmente fica confuso e perturbado , já que recebe diariamente telefonemas da Itália para que regresse imediatamente , mas, vê a situação se complicando com a atitude agressiva de seu irmão Tiago ao saber que tem uma irmã "retardada " , como ele próprio menciona .


Giulia, a mulher de Marcos , fica numa sinuca de bico , e acaba retornando para Roma antes de Marcos , que no final decide ficar no Brasil para cuidar de sua irmã Manuela e também dos negócios da família que não iam muito bem .


Trilha sonora muito boa com cancões  de CAZUZA e Ana Carolina   , boas atuações  de Rodrigo Santoro e Débora Falabella  e um tema sempre atual de se discutir , como o caso de pessoas com problemas psiquiátricos : Quem cuidar ???

Valeu o filme !

Valeu a discussão sobre o tema !

Eu recomendo !

"Meu País " - André Ristum





Nenhum comentário:

Postar um comentário