Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"Faroeste Caboclo " OU BRASIL !


Assisti ao filme " Faroeste Caboclo " de René Sampaio , uma adaptação da história da música de Renato Russo de mesmo nome e confesso que me surpreendi positivamente .


A história fala de João ( O excelente Fabrício Boliveira ) que desde sua época de Santo Cristo , cidadezinha que morava no interior , já passava por fortes provações na vida  ( fome, miséria , solidão , mortes , injustiças, preconceito ) .


Quando virou homem , pegou uma carona e foi parar na capital do Planalto Central , procurando por um primo de nome Pablo ( César Trancoso ) , por parte do seu pai .


Encontrou seu primo Pablo na periferia , e não foi difícil , pois ele era bem conhecido por todos por ali, afinal se tratava de um traficante e da boa erva .


Não querendo se envolver com o crime , mas já se envolvendo , João arrumou emprego numa carpintaria , e mostrava desde o início sua habilidade com a madeira , fazendo bonitas peças .


Num dos trabalhos feitos para o primo, João foi parar na burguesia Candanga  e fugindo da polícia, acaba por conhecer o amor da sua vida Maria Lúcia ( Ísis Valverde ), riquinha, maconheira e filha do senador Ney ( Marcos Paulo ).


Foi amor à primeira vista e assim , os dois começaram a se encontrar , até ficarem definitivamente juntos .


Mas, Maria Lúcia tinha sua turma, e João não foi bem visto por Beto ( Rodrigo Pandolfo ) e pelo bam bam bam da área Jeremias ( Felipe Adib ), um traficante que além de rico , também morria de amores por Maria Lúcia .


Percebendo uma erva de excelente qualidade na área , e vendo cair sua banca, Jeremias , coloca os milicos a procura do Negão , e Marcos Aurélio ( Antonio Calloni ) , que já havia feito uma blitz em cima de João acaba por conseguir sua captura .


Foi aí, que João viu mais uma vez o diabo na sua frente , pois além de muita covardia , de apanhar muito , ainda foi estuprado pelos boyzinhos da turma de Jeremias .


Preso , João não queria mais a presença de Maria Lúcia , que acaba ficando com Jeremias em troca de menos agressões em João dentro da cadeia .


Maria Lúcia e Jeremias ficam juntos, ela engravida , João fica sabendo através de fotos e num belo dia, consegue a fuga da cadeia indo atrás de todos com a maior raiva do mundo .


Um dos amigos de Jeremias vai pro saco, o policial Marco Aurélio segue o mesmo destino e o próximo da fila seria Jeremias .

O encontro é marcado , após João acabar com a droga escondida na casa de Jeremias .

O final é trágico , mas não muito diferente do que vemos todos os dias nos noticiários televisivos.


A fotografia do filme é belíssima , de chamar a atenção , as cenas muito bem conduzidas, a trilha sonora , nem precisa dizer , e a atuação de Fabrício Boliveira é o que tem de melhor .

É um filme pra te pegar do começo ao final e melhor ainda para quem não tem a letra da música de Renato Russo na ponta da língua .

Ah ! Falando em música , ei-la nos créditos , do começo ao fim , nos seus 9'02'' .

"FAROESTE CABOCLO "

Que obra prima em Renato Russo ? Será que passou na sua cabeça que até filme viraria ?

"... Agora Santo Cristo era bandido ,
     Destemido  e temido
     no Distrito Federal ... "



" ... Maria Lúcia  era uma menina  linda .
      O coração dele pra ela
      O Santo Cristo prometeu ..."



Valeu !

Eu recomendo !

"Faroeste Caboclo" - René Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário