Powered By Blogger

domingo, 20 de outubro de 2013

"E A Vida Continua " OU A Descoberta da AIDS


Filme de Roger Spottiswoode , " E A Vida Continua " , que retrata o início de uma doença fatal , que ninguém sabia o que era e como agia .


O filme começa na África, retratando a Febre Ébola e comparando que o que vinha depois seria muito mais terrível e letal .


Assim, nos EUA , na década de 80 , principalmente em São Francisco e Nova York , começavam a surgir homossexuais devastados com algo que nenhum médico sabia identificar , só prevendo que seria um mal muito grande e que inicialmente eram vistos apenas nos homossexuais .


Cientistas , médicos e uma grande equipe multidisciplinar  foram chamados para tentar encontrar o vilão dessa devastadora doença que a cada dia, mês e ano , limava as pessoas de uma forma horrorosa .


Foram em campo, fizeram entrevistas com as pessoas supostamente doentes, principalmente aquelas com manchas no corpo ( Sarcoma de Kaposi ) , para que pudessem chegar a alguma conclusão .


Na França , o Dr Gallo e sua equipe , também queria chegar a descoberta do agente causador, numa batalha muitas vezes sem ética , e num jogo  de poder para ver quem sairia vencedor .


Foi preciso muita luta para tirar o rótulo de " Cancer Gay " , já que atingia no início apenas homossexuais, o que mudou posteriormente com também a inclusão de hemofílicos e dependentes de drogas.


O filme é baseado no livro de Randy Shilts , jornalista que faleceu nos anos de 1990 ,decorrente das complicações do HIV.


Vale lembrar que os atores que participaram do filme , não cobraram cachê , casos de Mattew Modine ( Dr Don Francis ) , Alan Ada ( Dr Robert Gallo ) , Phill Collins ( Eddie Papasano ) , Richard Gere ( O Coreógrafo ) , Anjélica Huston ( Dra Betsy Reisz) , Steve Martin ( Irmão ) , Sr Ian McKellen ( Bill Kraus ) , Lily Tomlin ( Dra Silvia Dritz ) e outros ...


O título original do filme é : " And The Band Played On " , assim como do livro , em alusão a banda  que estava a bordo do TITANIC , que mesmo ele afundando , não parou de tocar ...


Destaque para a lindíssima música de Elton John, tocada no final do filme " The Last Song " e também " Play The Game " de Freddie Mercury.

Filme obrigatório para quem gosta de cinema , e principalmente para aqueles que lidam com a educação das pessoas , sendo muito informativo , com uma doença que dura até hoje , e que por vezes , os governantes esquecem de campanhas mais agressivas ...

Vale a pena sempre !

Eu recomendo !  
"E A Vida Continua " -Roger Spottiswoode

2 comentários:

  1. Alguém Sabe me Dizer se encontro este filme dublado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI CARLA, TUDO BEM ? VC O ASSISTIU PELO DVD? VOU DAR UMA OLHADA SE TEM O ÁUDIO EM PORTUGUES, MAS, ACHO QUE NÃO . UM ABRAÇO!

      Excluir