Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

"Barrela" OU Cia. Balaco do Bacco


Tive o prazer de assistir à peça "Barrela " da Cia Balaco do Bacco , com a direção de Renato Grecco , no SESC , dia 03/09/2013.

O espaço , estava todo preparado para uma apresentação intimista do denso texto de Plínio Marcos , que o escreveu em 1958 , e por causa da ditadura militar , só foi colocado em cena 20 anos depois .

Por volta de 40 cadeiras de um lado e 40 cadeiras de outro e o espaço cênico entre as cadeiras e o público .

Tudo muito próximo e o mais realista possível do que seria  uma cela com quatro homens enjaulados e posteriormente mais um.


Pronto ! O ambiente está composto , e os personagens Bereco , Tirica, Fumaça (louco também ) , Portuga e por fim o Jovem estão dentro dele e porque não de nós mesmos .

A iluminação muito precisa , a trilha sonora sibilante em sua grande maioria da peça , porém intensa e pesada nos momentos cruciais  , o figurino apropriado dos atores e a maquiagem em cima da pinta , deram o tom ideal .

A história , é simples , baseada em fatos reais ( aconteceu numa presidiária em Santos ) e sempre atual  , fala do sistema carcerário brasileiro , onde homens vivem sós , sem mulheres ,têm seus desejos , seus acordos , mostra a hierarquia , a solidão , a violência e o crime dentro do próprio crime .

Assim, Bereco é o chefão , e o mais velho também , depois Fumaça e Louco que compõem o mesmo ator dão o toque dramático , o Portuga , aquele que é desafiado e também o revelador de assuntos que mudariam a cena da cela , Tirica , o matuto , que acaba sendo desafiado por Portuga através da revelação de seu segredo , e finalmente o Jovem que entra na cela por uma briga no bar , que acaba por nos explicar o  título da peça .

Barrela = A borra que sobra do sabão de cinza , que é a água suja que não serve pra nada  ou ainda vasilha de barro e na gíria , BARRELA , quer dizer " Violência Sexual " .

Os atores da Cia Balaco do Bacco ,( Ademir Esteves , Aluísio Gentilipe , Fábio Agueda , Fábio Botelho e Pipo Menegucci ) passaram com maestria o texto de Plínio Marcos , com forte dramatização , principalmente a facial .


No final  , a cena mais forte e corajosa do espetáculo , o Portuga se despe e pratica o "ato sexual " no Jovem que acabara de entrar na cela .

Ainda no desfecho, Tirica se despe , depois de ter matado o Portuga conforme prometido .

Quando as luzes se acenderam , percebi que algumas pessoas estavam bem perplexas com as cenas finais e realmente fora essa a intenção do diretor .


Cheguei em casa , dei uma lida no livro de Plínio Marcos , " Melhor Teatro " , que continha o texto da peça em questão , e mesmo no dia seguinte ainda pensava nela e em suas considerações , o que me deixa a sensação de um, dever cumprido por parte do diretor e dos atores de terem feito uma ótima apresentação .

" Vai entrar em vara , boneca !

   Eu azaro um, estou avisando .

   Vai bancar o macho ?

   Oi rabão !

   Minha vez !

   Que é isso , gente ? Estão me estranhando ?

   Vai ser boi de bico, não tem por onde.

   Enraba, enraba !

   Enraba, enraba !
 
   ..."  

Valeu a pena !

Eu recomendo !

PS: Geralmente fotografo todos os espetáculos e peças de teatro no Theatro Pedro II , que é a " minha casa " , com o intuito de postar no blog e divulgar tanto o espetáculo quanto os artistas, mas , nesse me senti acanhado  de pedir  para tal ( fotografei apenas os cumprimentos ) , mesmo porque já tinha um fotógrafo da produção fazendo as fotos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário