Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

"Barrela, Escola de Crimes " Ou O Filme


Imediatamente após assistir a apresentação da peça " Barrela " pela Cia. Balaco do Bacco , no SESC Ribeirão , procurei pelo filme e o assisti também para um título de comparação .

O filme que tem , lógico a mesma característica da peça , com o mesmo texto de Plínio Marcos , tem a direção de Marco Antonio Cury .


A história , a do sistema carcerário brasileiro , baseado em fatos reais , que ocorreu em uma penitenciária de Santos , onde 6 prisioneiros dividem suas histórias, angústias, rebeldia , violência e desejos dentro de alguns metros quadrados .


Vale lembrar a hierarquia , pois sempre tem o chefão , o louco e os outros que compõem o ambiente , além do que sempre entra por último , que pode ser por exemplo o " currado " .


Lembrando que "Barrela " = a borra que sobra do sabão de cinza, que é a água suja que não serve pra nada ou ainda vasilha de barro e na gíria, BARRELA  quer dizer violência sexual .

Assim, que Bereco ( Paulo Cesar Pereio ) , Tirica ( Marcos Palmeira ) , Fumaça ( Cosme dos Santos ) , Louco ( Roberto Bomtempo ) , Portuga ( Cláudio Mamberti ) , Bahia ( Chico Dias ) e o Jovem ( Marcos Winter ) , compõem  o esquadrão masculino sedento de desejo , destituído pela ausência de mulheres .


O filme , diferente da peça que assisti, não mostra as cenas cruciais tão cruelmente , de qualquer forma, passa sua mensagem .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Barrela " - Marco Antonio Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário