Powered By Blogger

terça-feira, 27 de agosto de 2013

"Donnie Darko " OU Esquizofrenia E Filosofias do Tempo e da Vida


Não preciso nem de apresentação , pois se trata de um clássico que todos conhecem , e foi assim que assisti ao filme  " Donnie Darko " , filme de Richard Kelly , que traz uma série de questionamentos e também de muitas dúvidas para quem o assiste quanto ao seu entendimento.


Donnie ( Jake Gyllenhall ) é um jovem bem inserido em suas opiniões , que tem sintomas de esquizofrenia , que de repente , passa a ter a companhia de um coelho gigante , onde o mesmo tem um grande poder sobre seus atos, principalmente os mais importantes .


O coelho Frank ( James Duval )está o tempo todo colocando Donnie questões que o levam a pensar e refletir  sobre o fim do mundo .


Turbina e partes de avião caindo sobre a casa de Donnie . Como explicar ?


O dia a dia de Donnie na escola , onde também é considerado diferente por causa de suas intervenções  duras e bem posicionadas referentes às coisas da vida .


O relacionamento de Donnie com os colegas  , bem superficial , se aproximando apenas de uma amiga Gretchen Ross ( Jena Malone ) .


O interesse dele por assuntos sobre a vida , o espaço , a morte , a transposição de um lado para o outro , encontra no professor de sua escola algo simbiótico , porém , perigoso .


A velhinha ,Roberta Sparrow  ( Patience Cleveland ) que sempre é vista como uma louca , pois a todo instante sai à rua e vai à caixa de correio ver se tem alguma correspondência para ela , é a autora do livro revelador " Filosofia da Viagem do Tempo " que Donnie pega emprestado de seu professor Kenneth ( Noah  Wyle ) .


E a psicoterapeuta , qual  a influência na vida de Donnie ?  


As irmãs de Donnie , seus pais , têm consciência da vida doentia de Donnie ?

Outro assunto visto no filme é o bullying  que a jovem chinesa  Cherita Chen ( Jolene Purdy )sofre em sua escola , e isso já nos anos 80.


A professora cristã e moralista , a equipe de alunos protegidos  por ela , os outros professores, como a de letras ( Drew Barrymore )  com visões diferentes , os símbolos apresentados pelo diretor ...

Com relação à esquizofrenia de Donnie, ela o deixa sempre com medo , com alucinações , fazendo com que ele tenha dúvidas de quando está em crise ou quando vive a realidade .

Muito boa a cena em que a professora pede aos alunos , através  da leitura de cartões com parábolas da vida que eles se coloquem perante ao tema entre o MEDO  e o AMOR , que segundo ela são as duas vertentes limítrofes da vida , o que discorda totalmente o jovem Donnie .


A trilha sonora é show , e vale a pena ouvir aqueles hits dos anos 80, mesmo ainda em 2013 .

E não tem como você não ficar pensando no filme após assisti-lo, comentar com seus amigos, discutir alguns dos temas apresentados ...

Show !!!

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"Donnie Darko" - Richard Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário