Powered By Blogger

domingo, 30 de junho de 2013

"Sonhos " OU Akira Kurosawa


Já assisti a esse filme umas 3 vezes e alguns de seus capítulos umas 6 outras vezes , por sua plasticidade e sensação de bem estar que nos passa, como se fosse uma aula de coisas boas, de como ser bom para a mãe natureza e como melhorar no seu dia a dia .


Falo de " Sonhos " do  mestre Akira Kurosawa , e os meus sonhos ou capítulos prediletos no filme são o do velório na aldeia  e aquele em que ele entra dentro do quadro de Van Gogh .


É muito bonito o ensinamento que uma ancião aldeão dá a um rapaz que passa pela aldeia , falando da simplicidade em se viver , do relacionamento entre as pessoas  e a natureza , das histórias e costumes de um povo , enfim, é de ficar escutando aquele homem falar, somado ao som das águas e dos pássaros , e relaxar , pensando em como somos egoístas em nosso mundinho particular e o quanto temos que melhorar .


Não é à toa que o ancião já passava dos cem anos e o funeral era de  uma senhora de 99 anos ,  realizado com muita festa e pompa, já que para eles é uma alegria  a pessoa  ter vivido tantos anos  e ter tido suas contribuições  positivas em sua passagem terrena .


Muito bom para refletirmos sobre a velhice, a morte  e como lidarmos com elas .


Com relação ao sonho em que o rapaz entra em um quadro de Van Gogh , a própria pintura do artista já é exuberante de se ver , aí, quando ela é transportada, pensamos que realmente isso poderia acontecer em todas as telas famosas existentes pelos museus .


Ele até conversou com Van Gogh , mesmo dizendo que o artista já não andava bem de suas faculdades mentais .


Esse filme é um clássico , acredito que deve ser assistido pelo menos uma vez .


Valeu a pena !


Eu recomendo !

"Sonhos " - Akira Kurosawa

4 comentários:

  1. Ronaldo, preciso entrar em contato com você urgente.
    Haverá encontro de turma no fim do mês.Perdi seu telefone.
    Mande e-mail pauloja@terra.com.br abraços, valeu pelo blog.

    ResponderExcluir