Powered By Blogger

domingo, 16 de junho de 2013

"O Banho Turco " OU HAMAM


Interessante e discreto o filme do Turco Ferzan Ozpetek , " O Banho Turco " , que conta a história de Francesco , italiano , casado , que de repente , recebe a notícia que uma tia sua , que morava em Istambul faleceu e lhe deixou uma propriedade como herança.


No começo, ele pede à sua esposa que vá e cuide disso , mas, com a recusa da mesma, ele mesmo parte para Istambul e descobre  além de uma cidade maravilhosa , outras coisas que vão mudar sua vida para sempre .


Francesco , ao visitar a propriedade , fica sabendo que a mesma era um antigo Hamam , e ele fica encantado com o que viu, fazendo com que mude de opinião, não querendo mais  vender , e muito menos voltar para a Itália , já que nessa descoberta , vem também um outro desejo que há tempos o perseguia .


Assim, Francesco agora, queria era reformar toda a propriedade e colocar o Hamam em pé novamente .


Maravilhado por Istambul e por outra beleza , Francesco não retorna à Itália, fazendo com que sua esposa vem ver de perto o que está acontecendo.

Numa dessas , acaba descobrindo o que não queria ... e agora , é ela quem quer retornar à Itália imediatamente .


Mas, um final triste , faz com que  ela também mude de ideia , e fique em Istambul  para que o Hamam realmente saia do papel .

Um filme delicado , com histórias e tabus  familiares e religiosos , que de certa forma  retrata o dia a dia de algumas famílias que a gente já ouviu falar .

Valeu a pena !

Destaque para a trilha sonora !

"Hamam" - Ferzan Ozpetek

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário