Powered By Blogger

domingo, 9 de junho de 2013

"Ditinho Joana " Ou O Artista do Quilombo


Tive a oportunidade de conhecer São Bento do Sapucaí, e claro que fui visitar o ateliê de " Ditinho Joana " , artista autodidata nascido e criado no quilombo.


Hoje , ele e seus filhos, Saulo e Alexandre, esculpem em madeira o cotidiano e os costumes da região .


Ditinho, é mundialmente conhecido e suas obras já foram para toda parte do mundo .


Conversei com ele , é uma simpatia e uma humildade de dar inveja, que com toda a paciência , conta suas histórias e  fala também de suas obras.


A sua referência é a botinha que representa a nossa caminhada da vida. como ele mesmo fala :

" Subi e desci . Andei depressa e devagar.
  Cansei e descansei. Entristeci e me alegrei.
  E assim sempre caminhei .
  Hoje estou gasta e cheia de marcas,
  Mas com certeza valeu a pena ."

                                            Ditinho Joana .


Não tem como visitar São Bento do Sapucaí, e não ir conhecer as obras de Ditinho Joana e a sua pessoa .


O lugar do seu ateliê, no bairro do Quilombo, já é bem gostoso , e por si só , já vale a pena .


De recordação , trouxe um chaveiro da " botinha " , para que eu não me esqueça desse grande artista brasileiro .


Valeu a pena !


Eu recomendo !




Nenhum comentário:

Postar um comentário