Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de junho de 2013

"À Beira Do Caminho " OU As Canções do Rei Roberto


Assisti ao filme " À Beira do Caminho " , do diretor Breno Silveira , e gostei  do que vi , pois com uma fórmula simples , mas com atores extremamente competentes chegou ao espectador como deveria .


O talentoso João Miguel ( João ) , caminhoneiro , desiludido com a vida , por causa de uma tragédia no passado , envolvendo sua amada , sai às estradas do nosso país , com aquela cara fechada, fala monossilábica  e uma angústia tremenda .


Mas, logo no início da viagem , percebe que tem alguém na caçamba de seu caminhão , e quando vê, é um pequeno menino ,Duda , ( Vinicius Nascimento ), que pede a todo custo  para seguir viagem com ele , pois perdeu a mãe , que faleceu, e não tem ninguém na vida, já que seu pai o abandonou sem o mesmo conhecê-lo .


João, reluta muito em levar o menino em seu caminhão, esbravejando e não dando nenhuma brecha, mas, no final , acaba levando .


E o filme , é todo dentro desse caminhão, com João e Duda tendo suas conversas, mas, por causa de Duda, que  falava demais e menos com o João ,  que só escutava  e não gostava muito do vínculo.


A estrada é também um outro pano de fundo, com suas paradas em postos, restaurantes de beira , as refeições dos dois , enfim ...


Aos poucos João vai absorvendo um pouco todo esse papo do menino e vai se soltando ,momento que isso se torna mais evidente quando os dois caem num rio para nadar e brincar .


Ah....a música ....João é apaixonado por Roberto Carlos , e Duda também gosta , assim , as músicas do Rei ,  fazem parte do filme todo , fazendo parte do roteiro , por causa de suas letras .

Começa com " A Distância " , passa por " Amigo " , " Outra Vez " e finaliza com " O Portão " .


O menino Duda é muito simpático  e acaba cativando João e a nós espectadores .

Ainda no filme , Dira Paes é Rosa  e Ludmila Rosa é Helena , as mulheres do passado de João .

Denise Weinberg é a mãe de João , que está com sua filha .

E Ângelo Antônio  ( Afonso ) , é o suposto pai de Duda, que mora em São Paulo , para onde João e o menino seguem em busca desse encontro .

O final é esperado  e outro detalhe , são as frases de para-choques de caminhão , que não deixam de ser interessantes para quem as lê .

Assim, o road-movie de Breno Silveira acaba deixando uma boa impressão .

Valeu a pena !

"À Beira Do Caminho " - Breno Silveira

Eu recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário