Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de maio de 2013

" A Novela Das 8 " OU Nacionalismo , Ditadura e Homossexualismo


Interessante e chamativo o título do filme " A Novela das 8 " , filme dirigido por Odilon Rocha , que fala sobre a veneração do brasileiro em assistir novelas , que no caso do filme era uma das 8 horas e estava arrebentando a audiência : Dancin' Days .


Sim, 1974, ditadura no Brasil , momento difícil  em todos os sentidos , principalmente para um grupo de nacionalistas que brigavam por direitos e fugiam a todo custo da dura repressão da época.


Nessa, Amanda ( Vanessa Giácomo ) , era uma prostituta, que fazia programas e era apaixonada pela novela  em questão.


Dora ( Cláudia Ohana ) , era sua faxineira , morava junto , e carregava consigo toda a carga de uma companheira , afastada por um tempo , para não ser presa .


Só que um dia , um dos homens que foram fazer programa com Amanda , no caso, um policial , acabou sendo assassinado no apartamento e as duas tiveram que fugir por causa do acontecimento .


Na estrada , e com um assassinato nas costas , as duas amigas , cruzam com outras pessoas , como Dora , visitando sua mãe , e antigos companheiros .


Dora também acaba conhecendo seu filho  Caio ( Paulo Lontra ) , pelo menos de forma anônima , um estudante , que vive com sua melhor amiga Mônica ( Thais Muller ), pra cima e pra baixo e que conhece João Paulo( Mateus Solano ) , um diplomata  casado , que mora no exterior , que vem de vez em quando ao Brasil , com quem acaba tendo sua primeira noite de amor .


A novela das 8  está no seu auge e o policial Brandão ( Alexandre Nero ) , está  à caça dos assassinos de seu amigo , e também dos comunas .


No final , em meio a ainda confusão do período ditatorial , Dora e Amanda ,pegam a estrada novamente , cada uma seguindo o seu destino , e seus personagens , como na novela das 8 .

Completam o elenco : André Ramiro , como Sérgio , Otto Jr , como Vicente , Aline Fanju , como Flávia , João Sabiá , Guilherme Duarte, como Pedro, Camilla Amado ,como Maria e André Garib , como Padre Otávio .


PS : Muito engraçado ver André Garib fazendo um papel de padre , assistindo Salve Jorge , onde ele faz o personagem Russo .


A trilha  sonora é ótima, com músicas da época , e a canção que finaliza o filme  " Amanhã " , de Guilherme Arantes , fala por si só !

Valeu a pena !

Eu recomendo !

"A Novela das 8 " - Odilon Rocha 





Nenhum comentário:

Postar um comentário