Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de março de 2012

"Augusto Cury e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto " Ou Quando a Palavra encontra a Música .

Ontem, 29/03/2012 , no Theatro Pedro II , o psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury , considerado o autor mais lido da década de 2001-2010 no Brasil , esteve junto à uma platéia seleta , assim como a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto , que após explanações do autor , tocava com todo o primor , sob a regência do Regente Gian Luigi Zampieri .

Augusto Cury iniciou seu discurso falando da incidência de pessoas doentes hoje em dia , da comparação do passado com o presente , tecendo a respeito de todo o aparato tecnológico e científico que temos nos dias de hoje , contra o pequeno desenvolvimento que tínhamos em décadas passadas , porém , com mais pessoas doentes da psique hoje em dia do que no passado .

Falou da percentagem de jovens que apresentam sintomas depressivos, assim como de timidez , da fragilidade  dessa geração e da provável incidência de doenças e transtornos psicológicos  para uma grande parcela da população até os dias finais da vida .

O pensamento foi colocado em questão , o Eu e a dificuldade e o medo  em se auto conhecer e de criarmos vínculos .

Tudo isso , falava e exemplificava com aspectos da vida de Ludwig Van Beethoven , que em um dado momento de sua vida , entrou em depressão e pensou em suicidar-se.



Nos intervalos  dos discursos , a Orquestra , tocava obras desse fabuloso e gênio compositor , evidenciando esses aspectos da palavra nas composições de outrora.

Finalizando , Augusto Cury , através de suas palavras , faz com que pensamos em como desenvolver uma mente saudável em uma sociedade estressante , centralizando todas as nossas forças e descobertas e apostando todas as fichas no nosso " Eu" .

Foi uma noite agradável !









"Sebo Mania de Cultura " Ou O Melhor Sebo de Ribeirão Preto


Hoje, quero falar de um sebo que frequento há vários anos e que realmente vale a pena conhecer , quem ainda não conhece.
É o" Sebo Mania de Cultura " , que fica na Rua Américo Brasiliense , 383 , bem no Centro de Ribeirão Preto .

O local é enorme , tem de tudo , muito bem organizado , catalogado , limpo e as meninas ( funcionárias ) , trabalham a todo vapor , para que todos os dias sejam feitas as atualizações .


O volume de livros é de se tirar o chapéu , você encontra livros esgotados , livros que já não circulam mais nas livrarias e , claro, os lançamentos também . A maioria deles em um bom estado de conservação.


Há muitos livros novos também , sem nenhum  uso e que você pode tirar vantagem com relação ao preço original dele vendido nas livrarias .


 Lá , você vai encontrar desde livros de literatura brasileira  até os livros de arte . Gibis , revistas, mangás , coleções ,almanaques , enciclopédias, dicionários , livros da grade escolar , infantis , enfim... E se por acaso você for pesquisar por um livro e não tiver , pode ser que em um outro  dia , bem breve, ele esteja por  lá , porque o número de pessoas que vão lá para vender os seus livros ou até trocá-los , é muito grande , tendo assim uma grande circulação dos mesmos .


Então, se você quiser  trocar ou vender seus livros, lá é o lugar .
Quer CDs e DVDs ? Lá tem também uma variedades deles , muitos até raros , clássicos, antigos que você não encontraria em nenhuma loja especializada do ramo.
Séries em DVD também você pode encontrar e com um preço bem em conta .


 É muito gostoso você passar lá até com  uma certa frequência e encontrar coisas que não tinham no dia anterior que você foi . Sempre encontra coisas diferentes .


Se quer verificar pela internet, eles também têm a página cadastrada na Estante Virtual , que é bem bacana de pesquisar também , mas , nem tudo está cadastrado na estante virtual.


Tenho certeza de quem é apaixonado por livros, CDs e DVDs vai gostar de conhecer o "Sebo Mania de Cultura "  e fazer a sua visita , um hábito .


Eu recomendo !

segunda-feira, 26 de março de 2012

"Juntos Pela Vida " Ou Uma Aula de Como Conviver com o HIV


Assisti ao filme " Juntos Pela Vida " , produzido pela HBO , pela segunda vez .


Basicamente , ele fala de como as pessoas infectadas com o HIV, convivem entre si, com suas famílias , seus amigos, sua comunidade , seus companheiros e claro, com elas mesmas .


Mostra a força que principalmente, as mulheres infectadas , têm para com a doença , seu poder de persuasão perante à sociedade , através de organizações não governamentais e do próprio boca-a-boca no combate aos novos casos da doença .


O filme , passa no bairro do Brooklyn , em Nova York , local onde há o maior número de infectados nessa cidade e mostra também como os negros não têm o hábito de usar preservativos , sendo mais susceptíveis a terem mais filhos e também à adquirirem doenças sexualmente transmissíveis .


Queen Latifah é Ana ,portadora do vírus que tenta recolocar em ordem sua vida ,acertando seus erros do passado. Seu problema maior é sua filha mais velha que não a aceita e vive com a avó.


Juntos pela Vida , mostra como as mulheres estão aumentando essa cadeia de transmissão assim como  também no número absoluto de casos .


É uma história baseada na irmã do diretor Nelson George , mostrando um pouco de amor, perda e perseverança .

O momento mais sublime , é quando juntas as pessoas soltam balões vermelhos ao céu e proclamam alto o nome dos entes queridos que já se foram ....


Vale a pena ver !


Trecho do depoimento da irmã do diretor Nelson George , a grande inspiradora desse tocante filme  produzido pela HBO.

"O Casamento Suspeitoso " Ou Mais Fotos !


Gostei tanto da peça e a achei tão peculiar, bem produzida , que resolvi fazer mais uma postagem, ilustrando algumas partes com as fotos que eu tirei.


Geraldo (Joaz Campos ) e Lúcia ( Suzana Alves ) , no início do espetáculo ...



Dona Guida  ( Bete Dorgam) e sua forma firme de agir  ...


Lúcia e Geraldo ...   " Um casamento suspeitoso "


Gaspar (Rogério Brito ) e sua deliciosa maneira de interpretar  ... Foi muito engraçado , um espetáculo à parte .


O Frei  (Carlos Morelli ), desmascarando Cancão (Marco Antônio Pâmio ) ...


Os cumprimentos dos atores ....

BRAVO!!!

domingo, 25 de março de 2012

"O Casamento Suspeitoso" Ou Rica Produção, Direção e Atuação dos Atores


Assisti nesse último sábado , 24/03/2012 , no Teatro do Sesi , à peça " O Casamento Suspeitoso " , obra de Ariano Suassuna , com a  ótima direção de Sérgio Ferrara .


A peça com duração de mais ou menos 1hora e meia , fala de um tema que não deixa de ser atual , mesmo sendo escrito em 1957 : O casamento por dinheiro .


Sim , o tal , "Golpe do Baú " . Nessa divertida comédia , Geraldo é o filho que está prestes a receber uma herança , está no caminho de Lúcia , sua noiva que ele nem desconfia ser uma trapaceira , e que está afim de todo o seu dinheiro . Assim , a família de Lúcia vai ao encontro da família de Geraldo para concretizarem o enlace .


 Mas, a mãe de Geraldo , Dona Guida , duvida desde o início das intenções da noiva do filho , assim como os empregados da família, Cancão e Gaspar que fazem de tudo para que o mesmo não se concretize. 


E é essa a trama que se desenvolve por todo o tempo com o sotaque do sertão nordestino, suas roupas, músicas e instrumentos típicos ,que abrilhantam ainda mais a produção .


Geraldo é Joaz Campos , o noivo delicado que canta, dança, toca seu instrumento e tem uma excelente atuação .


 Lúcia é Suzana Alves , a noiva que também canta, dança , demonstra um ótimo trabalho corporal e atua muito bem também .


 Roberto , seu "primo " , amante , é Nicolas Trevijano , que também está muito bem caracterizado e com um sotaque nordestino perfeito. 


A mãe de Geraldo, Dona Guida, com a excelente Bete Dorgam  ,que retrata a mulher durona mesmo do sertão , com pistola e tudo .


 E os empregados da família , uma dupla perfeita , Cancão , interpretado por Marco Antônio Pâmio , perfeito em sua atuação e o engraçadíssimo  Gaspar , pelo primoroso Rogério Brito.


 Há ainda uma figura sempre marcante nos textos de Ariano Suassuna , que é o padre e o juiz, interpretados por Carlos Morelli .


Destaque para o cenário muito feliz e marcante , desde o artefato usado para cobrir o tablado do teatro , até o mastro com a foto provavelmente de Santo Antônio .


 Detalhes para as cortinas, os quadrinhos da casa  , o retrato do casal  , o armário , as bandeirinhas , o oratório , o cantinho do músico  , além do figurino  todo detalhado e característico do sertão nordestino, as cestas , os vestidos  e os adereços dos personagens .

José Rosa , faz nesse espetáculo, a mãe de Lúcia, que se engraça com Gaspar em momentos hilários .
As músicas também agradam e muito o expectador , assim como todos os efeitos sonoros  realizados pelo músico que acompanha a trupe.


Finalmente , os parabéns para o diretor Sérgio Ferrara que soube aproveitar de forma  brilhante todo o universo de Ariano Suassuna .


Eu recomendo !!!

Trecho e comentários de " O Casamento Suspeitoso " , além  de Sérgio ferrara .

sexta-feira, 23 de março de 2012

"Almir Sater " Ou Som de Viola no Theatro Pedro II


É impressionante como as pessoas gostam de assistir ao show de " Almir Sater " . Já é a enésima vez que ele se apresenta no Theatro Pedro II e todos os seus shows são lotados , quase não tendo onde colocar mais gente.


Foi assim, novamente nessa quinta -feira, 22/03/2012 , onde Almir e sua banda presenteou Ribeirão Preto mais uma vez com suas canções .


O público , que lotou o teatro é composto por todas as idades : Vi desde crianças até as pessoas de mais idade.Isso é muito legal , essa abrangência tão grande que alcança o artista.


São esses espetáculos , com esses artista, e com esse público que lota o teatro é que queremos ver em nossa cidade.


Momentos antes do show, na passagem do som...

Parabéns mais uma vez pela apresentação , sempre certeira de Almir Sater !

"Tango a Tierra" Ou Buenos Aires , Un Tango Y Un Amor


O Grupo "Tango a Tierra" , se apresentou no Theatro Pedro II , nesta última terça- feira , 20/03/2012 , com a apresentação do espetáculo : Buenos Aires , Un Tango Y Un Amor .


O grupo criado em 2005 conta com mais de 20 pessoas, composta por bailarinos e músicos que encantam aonde vão . Essa é a segunda vez que eles se apresentam em Ribeirão Preto , no Theatro Pedro II.


A platéia , composta mais por pessoas que realmente apreciam o tango e de uma idade mais avançada , deixou o teatro bem cheio , mesmo sendo uma noite de uma terça- feira .


O espetáculo teve a duração de 2 horas com um intervalo de 10 minutos . Estavam à venda também CDs do grupo no saguão do teatro .


O detalhe do tango é o charme das mulheres com seus vestidos decotados , muito bem vestidas , os homens de terno e com os cabelos todo penteados com gel , além do clima nostálgico dos anos 40 .


È realmente um espetáculo que devemos tirar o chapéu , pela qualidade apresentada e com a vantagem de não precisarmos ir à Buenos Aires nas casas de tango e sim assistir aqui pertinho, na nossa cidade .


Eu recomendo !