Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Garotos de Programa " Ou Gus Van Sant e As Várias Redes da Vida


Assistindo a mais um filme de Gus Van Sant , " Garotos de Programa " ou  My Own Private Idaho " , podemos ver a genialidade do diretor . É a segunda vez que vejo o filme e acho que até gostei mais dessa vez, pois o achei mais atual, por incrível que pareça , do que quando foi lançado ,em  1991 .


O filme que tem como protagonistas, os jovens River Phoenix  (Mike ) e Keanu Reeves ( Scott ) , fala da história dos garotos de programa , dos sem tetos  , viciados , mendigos e ladrões de Portland , cidade , onde o prefeito, pai de Scott , tenta desesperadamente retomar o filho ao seu controle .


Mas, não é isso o que acontece, ele quer a qualquer custo, ou melhor, por dinheiro , vender o seu corpo , e assim como ele ,Mike faz o mesmo , com a única diferença , que Mike , que sofre de narcolepsia , e tem seus surtos principalmente em momentos de stress , tem um pouco de sensibilidade , e ainda pensa na possibilidade de entregar o seu corpo por amor, e melhor ainda , se fosse para o seu melhor amigo, Scott.


Mike, também busca sua mãe desesperadamente , pois ela o abandonou desde muito cedo , e isso o faz se lançar pelas estradas da  América e até atravessar o continente , pois foi até Roma .


Scott, numa dessas andanças com o inseparável amigo, conhece uma mulher e se apaixona por ela , mudando o destino de sua vida .


Gus van Sant, não tem piedade ao mostrar toda a podridão do mundo da prostituição masculina , das drogas e das relações familiares desastrosas nas famílias americanas .


Mas, em nenhum momento , deixa sua câmera , se aproximar do vulgar, pois mostrava o que queria mostrar em quadros rápidos, fazendo apenas a menção dos atos em questão .


O que mais incomoda é a insatisfação e a rebeldia dos jovens , da facilidade em se doarem  por dinheiro e a semelhança  com uma grande parcela dos jovens dos dias de hoje .


A fotografia é muito bonita, principalmente quando as estradas são retratadas .

O elenco ainda conta com James Russo (Richard ) e Tom Troupe ( Jack ) .


Grande Gus Van Sant !




"Garotos de Programa " - Gus Van Sant

Nenhum comentário:

Postar um comentário