Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"Elephant" Ou As Conseqûencias do Bullying


"Gus Van Sant " , começo assim a apresentação dessa postagem, pois ele é o diretor de " Elephant " , filme ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2003 e assim é que devo me referenciar a um mestre do cinema .

O filme mostra o dia a dia de estudantes, em uma escola secundária , em Portland , nos EUA , retratando   o bullying  em suas mais diversas situações , inspirado no massacre de Columbine .


Existem vários personagens , com várias características , mas o que mais chamam a a tenção , lógico , são os que sofrem o " bullying " , como um dos garotos que planejou o massacre friamente, desde a compra das armas, a arquitetura de tudo, o plano A, plano B , enfim e a garota feia , que depois vai ajudar na biblioteca , inclusive , sendo a primeira a morrer .


Vi algumas críticas do filme e em uma delas o escritor citou a cena do banheiro entre os dois amigos, como sendo desprezível , a única que ele tiraria do filme . Mas, o que será que o diretor quis dizer com a mesma ? Ou os próprios personagens ? Não seria esse um dos motivos do bullying ?


A cena do piano, que por sinal, é bem longa, é bem bonita e contrasta demais com o contexto, parecendo um trecho de qualquer obra prima de Bertolt  Brecht .

A frieza dos garotos em atirar , é também de se tirar o chapéu , contrastando novamente com a dramaticidade  e a profundidade dos fatos .


A câmera é outro detalhe diferente nesse filme , ela faz com que do nada , ou de algo nebuloso , se complete com o concreto , com a precisão .


Enfim, para quem gosta de filmes controversos , que te rendem um assunto grande depois que você acaba de o assistir , esse é um deles .


O elenco  conta com  Alex Frost ( Alex ) ,  Eric Deulen ( Eric ) , John Robinson ( John ) , Elias McConnell (Elias ) , Jordan Taylor ( Jordan ) , Carrie Finklea ( Carrie ) , Nathan Tyson ( Nathan ) , Thimothy Bottoms (Mr Mc Farland ) , Matt Malloy ( Mr Luce ) ...

Valeu a pena !


Eu recomendo !

"Elefante " - Gus van Sant

Nenhum comentário:

Postar um comentário