Powered By Blogger

terça-feira, 24 de abril de 2012

"Boca de Ouro no Teatro Oficina" Ou Nelson Rodrigues por Zé Celso Martinez


Assistimos à peça "Boca de Ouro "  , escrita por Nelson Rodrigues em 1959 , e dirigida por José Celso Martinez no Teatro Oficina , através de um DVD  lançado . A qualidade tanto do vídeo quanto do áudio é muito boa  , o que poderia gerar dúvidas em se tratando de um peça de teatro, mas , tudo estava perfeito .

Voltando à peça , ela fala do personagem principal , o " Boca de Ouro " , que foi parido por sua mãe em uma pia de gafieira  ,  e depois , crescendo e sendo respeitado como um temido bicheiro , na comunidade onde vive . Com o dinheiro ganho , tem o desejo de arrancar todos os seus dentes e trocar por uma dentadura toda de ouro . Além disso , queria  ser enterrado em um caixão também todo de ouro . O Boca de Ouro , sempre  aparece como um homem bem imponente , apenas perdendo seu controle , quando alguém citava  a forma como ele nascera  , ou quando alguém falava de sua mãe.  Depois de sua morte , sua história é contada através de três versões  por uma ex amante, Dona Guigui para o jornalista  Caveirinha . Todas envolviam um casal nessa história , Celeste e Leleco , que em cada uma delas se comportam também de determinada maneira de acordo com a visão de Dona Guigui , apresentando assim uma narrativa tipicamente rodrigueana , pois mostra uma visão distorcida peça emoção ou devaneios de uma ex amante .


Destaque para a primeira parte da peça, essa sim , toda verídica, com muita música , personagens dançando , o próprio Zé Celso além de dirigir , atua também , várias cenas de nudismo, marca registrada do diretor , músicas com entonação do candomblé , uma máscara de Nelson Rodrigues passeando entre os personagens , o local da cena , muito pitoresco , muito interessante, com a platéia participando alí , na boca da cena , tanto em primeiro plano , como nos outros , lembrando uma arquibancada de um estádio. As pró -prias cenas aconteciam  também  em planos diferentes  e isso ficou muito interessante, e a melhor foi a que deu início ao papel de Dona Guigui . A interação dos atores com o público muito interessante, principalmente na hora do saco de bolacha e na hora em que é pego uma bolsa de uma mulher da platéia .


A cena dos peitos também foi legal , e mais uma vez foi exigida a interação da platéia , pedindo alguma voluntária .
O repórter sempre presente nas peças de Nelson , alguém com a camisa do Fluminense , o próprio Hino do Clube .


A cena do dentista , com o Boca ( ainda sem ouro ) , tirando-lhe os dentes  e colocando -lhe  a dentadura .
A forma carnavalesca dada pelo diretor à peça  , o grande preparo dos atores , a entrega , a intensidade de cada atuação , onde você percebe que cada ator dá o máximo em suas falas, seus  gestos , é bem intenso , típico de Nelson Rodrigues.
A forma como os atores voltaram para o palco para cumprimentarem o público , a trilha sonora ...
Enfim , valeu a pena  ter visto esse DVD , e eu recomendo !



"Boca de Ouro " - Zé Celso Martinez

3 comentários:

  1. Olá

    Assisti ao DVD.
    Estou montando a peça para encená-la em junho.
    Nelson Rodrigues é fascinante.

    Não tenho certeza, mas parece de este blog, é de um colega do BB não é?
    Se não me engano, já visitei este blog, que foi recomendado por um colega do BB.

    Sugestão:
    Ou mudem a cor o tipo, ou do plano de fundo, pois é impossível ler sem marcar o texto.

    Belo blog, parabéns

    Ricardo Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ricardo Moreno . Vou tentar modificar, mas não sou muito bom em configurações não, me perdoe....

      Um grande abraço e continue com suas sugestões .

      Ronaldo

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir