Powered By Blogger

domingo, 29 de janeiro de 2012

" O Cárcere e a Rua " ou A Realidade do Sistema Carcerário e sua Transição rumo a Liberdade às Ruas


Será que toda a pessoa que está em uma penitenciária está pronta para sair às ruas ? É esse o mote do ótimo documentário "O Cárcere e a Rua " de Liliana Sulzbach , mostrando a vida de 3 presidiárias , com 3 histórias diferentes , dentro de uma penitenciária feminina de Porto Alegre e suas consequências , tanto dentro como fora do cárcere. 2 delas  estão prestes a sair da cadeia, uma em definitivo e a outra , para o regime semi-aberto. A outra, inicia sua jornada dentro de um mundo tão duro quanto os crimes que cometeram .


Ao sair da cadeia , a mais velha , Cláudia ,  54 anos de idade e 28 anos de detenção , se sente perdida, não sabe onde encontrar os lugares e percebe-se as marcas das consequências de medicamentos que a mesma afirma que é impossível morar em uma cadeia e não tomá-los .


A detenta Betânia , ao chegar a hora de sair para um regime semi-aberto, não sabe se é isso que deseja , pois tem que deixar a sua companheira , e isso era o que mais importava agora , pois mesmo tendo sido casada, tendo tido filhos, não queria mais saber de homens . E a terceira mulher, Daniela , grávida , 19 anos e acusada de ter matado seu próprio filho  , agora sem a ajuda e proteção de Cláudia , a mais experiente , terá que rebolar, pois como se sabe esses crimes não são bem aceitos entre os próprios detentos.


É um documentário limpo, que nos permite conhecer as nuances de estar em um cárcere , sem cenas de violência , sem palavras de baixo calão e ao mesmo tempo saber o que sentem essas pessoas  no seu retorno à liberdade .
Eu recomendo !

"O Cárcere e a Rua "- Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário