Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

"Incêndios " Ou Um Filme Desesperador , Duro e Doloroso


Fazia tempo não assistia  a um filme tão bom quanto " Incêndios ". Sabe aquele que quando acaba , você fica parado  vendo o letreiro, escutando a música até o final e mesmo assim, ainda continua inerte. Então, o filme realmente incendiou minha cabeça. Tive que ir dormir , porque nada mais poderia atrapalhar essa boa e rara sensação .


O filme, Franco-Canadense , que foi um dos indicados na disputa de melhor filme estrangeiro no Oscar 2011, começa com a esquisitice de um testamento de uma mãe a seus dois filhos , que são gêmeos, através de envelopes, que sugere que cada um deles encontre um outro irmão e o pai, que até então era sabido como morto. Do outro irmão, não sabiam nem da existência. Um terceiro envelope seria entregue após eles terem finalizado essa busca.


 O filho já achava essa mãe muito estranha, parada e ausente e de início , não aceitou esse desejo post mortem, entretanto, a filha , iniciou suas buscas e no final o irmão também se rendeu.


Não é feita nenhuma menção do País que a filha foi procurar notícias da mãe e consequentemente de seu irmão e pai, mas, percebe-se que é um País do Oriente Médio e com intensa atividade de guerrilha, consequente do fundamentalismo cristão, no caso. Pensei até em Israel e Palestina, mas, depois lendo a resenha, vi que o local retratado era o Líbano e o ocorrido era de uma guerra civil nos anos 70.


O filme é muito doloroso, sofrido e duro, com cenas fortes, escuras, em que te dá vontade de pegar o controle e voltar para rever a cena....enfim....Não quero falar muito, pois acho que o filme tem que ser visto.


Dá para fazer algumas reflexões, pensar muito e rever alguns conceitos que temos, como a tendência de julgar o superficial , deixando uma forte mensagem de que devemos sempre tentar saber o que está por trás das atitudes de uma pessoa, sua história de vida, para aí sim, tentar entendê-la .


Incêndios é muito mais do que um fogo ateado a carros num País envolvido em conflitos políticos e religiosos, Incêndios , faz com que você não termine o filme como começou.


Uma obra prima do cinema moderno , com atuação impecável da atriz Lubna Azabal , como Nawal Marwan . Imperdível !!!

Trailer do Filme "Incêndios " de Denis Villeneuve

Nenhum comentário:

Postar um comentário