Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Carlito Carvalhosa " ou Um Brasileiro no Átrio do MoMA


Carlito Carvalhosa , paulistano , formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP ,  estreou nesse último dia 24/08  no Átrio  do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA ). Agora, ele faz parte de um seleto grupo de estrelas do ramo que já expôs no conceituado museu . Carlito , foi observado por curadores internacionais  por causa da mesma exposição “ A Soma dos Dias “ , montada na Pinacoteca do Estado de São Paulo . 


 A obra pode ser lida  como um labirinto feito por camadas de tecido TNT branco  de 14 metros de altura , que fazem com que os visitantes se percam dentro dessa grande imensidão branca . Composta por vários gravadores e alto- falantes espalhados pelo caminho que captam o som do próprio museu e também outros que reproduzem o barulho registrado no dia anterior . A exposição no MoMA , chama-se  “ Sum of Days “ e teve uma ampliação da original , pois atinge a marca de 19 metros de altura  e ficará até o dia 14 de novembro na cidade americana .


 Carlito é mestre em usar materiais tidos como de pouco valor e os confrontar com o mundo das artes , assim como suas obras são sempre movidas pelo desafio de ocupar de forma superlativa um local específico , intervindo assim no espaço proposto e fazendo com que os visitantes de suas obras  possam ver  os objetos de  outra maneira , de um jeito diferente , assim como , provavelmente aos que entrarem no átrio do MoMA  verão .



" A Soma dos Dois " ou " Sum of  Days "

Um comentário:

  1. Maravilha Carlito. Estou postando minhas fotos interando com sua exposição "Lugar Comum" no meu Facebook. Adorei a interatividade com sua obra em Ipanema!!! Muitas fotos.. Parabéns!
    Leticia Soares

    ResponderExcluir