Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2011

" Lobão " No Café Filosófico da Feira do Livro ou Vida Bandida

Nessa tarde de segunda –feira  , Lobão se apresentou no auditório Meira Junior  para falar de seu lançamento  “ 50 anos a mil “  livro assinado junto com o jornalista Claudio Tognolli.  Infelizmente , por um erro dos organizadores da 11ª Feira do Livro de Ribeirão Preto , o local não foi o melhor  para esse bate- papo, já que os quase 200 lugares do auditório foram logo esgotados , tendo então que ser improvisado num café , um telão com áudio e vídeo para que  os seus fãs pudessem acompanhar  a entrevista intermediada pelo jornalista do Jornal A Cidade , Regis Martins . Pior ainda , foi o início de tudo isso, pois o pessoal que estava do lado de fora nos primeiros 15- 20 minutos  ficou  sem o áudio da entrevista e irados eles vaiavam e reclamavam muito, chegando a incomodar diversas vezes até o próprio . Esses imprevistos precisam de pessoas com um gabarito um pouco melhor para a condução e não pessoas despreparadas  para  um grande evento . Lamentável !


Mas, vamos à entrevista , que por sinal , foi excelente ... Então, Lobão contou várias histórias, sempre com seu humor muito ácido e doce ao mesmo tempo . Disse que por muitos anos Herbert Vianna o perseguiu , principalmente no quesito das canções , contou histórias envolvendo João Gilberto , num episódio engraçadíssimo , falou de seus Pais , e de como ele via um grupo de artistas dominando todo o set list da música no Brasil , a ponto de dizer que quem fazia parte desse grupo, ótimo, quem não .... O grupo a quem se referia tinha Caetano, Gil , Regina Casé  e outros membros da Tropicália . Se referiu à Bossa Nova  como música para tocar no elevador . Contou um pouco da época que lançou um CD atrelado à uma revista para baratear o preço do mesmo. Disse como as gravadoras faziam com os CDs que eram devolvidos em consignação ...Eu não sabia !!!


Falou mais do livro , e que inclusive vem aí um filme  contando essa história . Falou sobre a elaboração do livro , de momentos no Rio de Janeiro, onde apesar de ser carioca , não é assim que se sente , e que São Paulo , mesmo estando há mais ou menos uns 3 anos , parece ser a sua cidade natal. Fez críticas severas ao agro-brega , ritmo musical dominante no Brasil no momento , dizendo não entender como as pessoas podem ouvir esse tipo de música . Citou várias bandas e grupos que teve a oportunidade de lançar .  E , depois respondeu à algumas perguntas das pessoas que presenciavam o bate- papo . Sempre muito aplaudido e quase com total aprovação , vimos então um LOBÃO  muito bem articulado nas frases e palavras , com uma inteligência ímpar , mostrando o  porquê está aí nessa estrada  há tanto tempo . Valeu !!!


Trecho de um vídeo clipe dos anos 80 – “Vida Bandida” – Lobão

Nenhum comentário:

Postar um comentário